Uma nota da Agência de Inovação dá conta de que no próximo dia 16 de Abril decorre uma nova fase de avaliação das candidaturas ao programa IDEIA. Este mecanismo de apoio à investigação científica e ao desenvolvimento de novas tecnologias nas empresas está a receber propostas desde 27 de Janeiro do ano passado, tendo já contado com uma fase de avaliação das candidaturas recebidas em Junho do ano passado.



"Os projectos apoiados por este programa deverão visar actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, envolvendo entidades do Sistema Científico Nacional e Tecnológico Nacional", lembra a mesma nota.



Os objectivos visados pelos projectos - que terão uma duração máxima de 3 anos - devem observar a transferência de tecnologias das entidades do SCTN para o sector produtivo, desenvolvimento e uniformização do uso de tecnologias que permitam desenvolver novos processos, serviços ou produtos, ou apoiar a participação de consórcios nacionais em acções de investigação e desenvolvimento tecnológico realizadas a nível internacional.



O tipo de acções abrangidas pelo IDEIA são a investigação industrial que permita o desenvolvimento de novas tecnologias ou competências, assim como acções de investigação pré-concorrencial que resultem no desenvolvimento de protótipos e pilotos para validar os resultados laborais e promover os produtos finais.



O financiamento garantido pelo POCTI - Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação e pelo FEDER é atribuído de forma não reembolsável para projectos até 100 mil euros. Para montantes superiores a verba atribuída terá uma componente reembolsável.



Nota de Redacção: A notícia foi corrigida uma vez que no dia 16 de Abril ocorre uma fase de avaliação de projectos até então entregues ao IDEIA, sendo no entanto possível continuar a entregar candidaturas ao programa depois desssa data.



Notícias Relacionadas:

2002-09-20 - Programa IDEIA financia iniciativas de Investigação e Desenvolvimento pelas empresas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.