Já eram conhecidos os finalistas da quinta edição dos prémios de inovação Altice International Innovation Award, onde foram listadas soluções para indústria de têxteis e da saúde entre os finalistas, mas também tecnologia relacionada a veículos aéreos autónomos. Os vencedores foram ontem conhecidos, depois de avaliados pelo júri, salientando-se as principais categorias Academia e Startups.

O projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks foi o grande vencedor do prémio Academia, entregue a Dário Pedro. Trata-se de uma framework conceptual focado em veículos aéreos não tripulados, de forma autónoma e em rede. O sistema visa ajudar à prevenção da colisão com objetos de reduzida dimensão, de forma a atingir níveis aceitáveis de segurança e confiabilidade.

Altice International Innovation Award 2021: Soluções para indústria de têxteis e da saúde entre os finalistas
Altice International Innovation Award 2021: Soluções para indústria de têxteis e da saúde entre os finalistas
Ver artigo

Já o projeto SenseGlove, um equipamento médico de rastreio doméstico e portátil, que permite complementar o autoexame mamário convencional, através de uma aplicação móvel. Este prémio foi entregue à Glooma, na categoria de Startups.

Este ano foi ainda atribuído o prémio “Inclusive by Fundação Altice” no valor de 15 mil euros. Este prémio pretende distinguir os trabalhos que disponibilizem tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, assim como soluções tecnologias de acessibilidade que sejam colocados ao serviço dos cidadãos. Este prémio foi entregue ao projeto Incluído, uma plataforma inclusiva que possibilita legendar meios, tradução, transcrição e descrição em áudio. Esta solução utiliza inteligência artificial, destinada a pessoas com deficiência e profissionais de tradução, transcrição e descrição áudio.

O projeto RestartUs recebeu uma menção honrosa, uma plataforma online que promove a inclusão social e financeira das pessoas com baixos rendimentos. Este oferece cursos e conteúdos, que ajudam as pessoas a desenvolver as suas capacidades, assim como a receber moedas digitais que podem ser trocadas por produtos e serviços promovidos no Marketplace da plataforma.

A Agência Nacional de Inovação (ANI) também se associou aos prémios de inovação, com a sua distinção BfK Awards, entregue à startup Smartex.ai, uma solução baseada em inteligência artificial e computer vision para inspeção em tempo real de têxteis, sendo o principal objetivo a redução da produção defeituosa, considerada, entre os finalistas.

O vencedor da categoria Startup conta um prémio monetário no valor de 50.000 euros e a possibilidade de concretização de um piloto (prova de conceito) com o Grupo Altice, com a duração mínima de 9 meses. O vencedor da categoria Academia recebe um prémio monetário no valor de 25.000 euros.

Nota da redação: Foi feita uma correção no último parágrafo. Última atualização 12h35

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.