Já arrancou o projeto europeu que nos próximos quatro anos irá desenvolver uma nova geração de baterias auto-regeneráveis mais sustentáveis. O Healing Bat conta com a colaboração de 10 parceiros de seis países diferentes e um investimento de 5,8 milhões de euros de fundos comunitários, ao abrigo do programa Horizonte Europa.

A consultora FI Group Portugal participou no início dos trabalhos e ficará responsável pela comunicação do projeto, refere num comunicado enviado à imprensa.

Exigindo menos recursos, o futuro modelo terá um desenvolvimento baseado nas baterias convencionais de lítio-enxofre, que utilizam componentes autorregeneradoras para prolongarem o tempo útil de vida e garantir um funcionamento mais ecológico.

Esta iniciativa irá ainda criar um conjunto de ferramentas constituído por sensores e materiais autorregeneráveis, que permitirão uma análise do fluxo de energia de e para o sistema de baterias. Esta gestão personalizada dará ao utilizador a capacidade de maximizar o desempenho de cada unidade em termos de qualidade, fiabilidade e tempo de vida.

Além de uma maior expectativa de vida e de um custo de produção mais reduzido, a futura geração de baterias também pretende responder a um dos principais problemas associados às baterias de iões de lítio, que atualmente dominam o mercado das baterias recarregáveis.

Tendo sido criado nos anos 60, este modelo de baterias está a aproximar-se do limite de aperfeiçoamento e desenvolvimento científico, sendo improvável que o desempenho e fabrico das baterias de iões de lítio continuem a melhorar a um ritmo capaz de contribuir para uma sociedade com impacto neutro no clima, pode ler-se no comunicado.