O projeto TaRDIS reúne especialistas europeus de empresas e instituições académicas com o objetivo de investigar, desenvolver, acelerar e operar sistemas informáticos e dessa forma promover a inovação tecnológica na Europa. O projeto recebeu um investimento de 7 milhões de euros através da Horizon Europe e pretende impactar nos próximos três anos indústrias como as linhas de montagem das fábricas e os mercados de energia verde. Este último vai permitir a uma empresa começar a vender energias renováveis.

Em Portugal, o projeto é liderado pelo Departamento de Informática e pelo laboratório NOVA LINCS da NOVA School of Science and Technology (FCT Nova). Segundo a instituição, nos próximos três anos, o TaRDIS pretende garantir maior eficácia e rapidez de correção de diversas situações que envolvem sistemas distribuídos complexos, ou seja, sistemas informáticos divididos entre diversos pontos computacionais.

A tecnologia vai assim afetar e melhorar as linhas de montagem das fábricas, cujas margens de lucro são baixas devido à complexidade e custos associados; os mercados de energia verde vão ser expandidos, uma vez que neste momento apenas uma empresa pode vender energia renovável. Assim, o projeto pretende ajudar a qualquer particular que produza energia renovável a venda a outra pessoa, seja de forma individual ou em implementação de sistemas mais complexos.

Outras áreas que vão beneficiar do projeto são as tecnologias para o Espaço, com a criação de um modelo distribuído e recursos de IA para gerir a complexa rede de satélites para comunicação, observação do planeta e navegação. Por fim, os espaços pessoais, que visa desenvolver sistemas para o controlo inteligente de um espaço privado, tal como o controlo total da temperatura, previsões de hora de chegada a casa, entre outros dados, cujas informações privadas nunca serão divulgadas.

Outro objetivo do TaRDIS é criar uma plataforma que permita aos engenheiros de formação mais generalizada que tenham o apoio técnico necessário para desenvolver programas específicos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.