Bruxelas vai apoiar 14 projetos europeus com um total de 34 milhões de euros, montante atribuído no âmbito do FTI - Fast Track to Innovation, financiado pelo programa Horizonte 2020 e que visa “produtos, serviços, processos ou modelos de negócios radicalmente novos e inovadores que abrem novos mercados”, explicou a Comissão em comunicado.
Em Portugal, foram escolhidos três projetos de inovação nas áreas das novas tecnologias e inteligência artificial e que, no seu conjunto, somam um apoio de 5,7 milhões de euros.
A RTP foi aquela que arrecadou um maior financiamento (2,4 milhões de euros) para o seu projeto "Enhanceplayer", o qual consiste em uma “ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao streaming de vídeo".
Com o projeto “Scene”, uma plataforma móvel aberta para aplicações de cidades inteligentes na área da segurança, a Visionware conseguiu um apoio de 2,2 milhões de euros.
Um terceiro projecto, o “Digimat” da Sakthi Portugal, "desenvolve soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel" e foi subsidiado com 1,1 milhões de euros.
A Comissão Europeia financia até três milhões de euros por projeto inovador, sendo que todas as propostas envolvem a participação de vários parceiros, incluindo pequenas e médias empresas, indústria, universidades e organizações sem fins lucrativos. O seu financiamento visa estimular a produção e comercialização de produtos e serviços inovadores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários