A Portugal Telecom está a ser apontada pelos analistas do banco francês BNP Paribas e da empresa Bernstein Research como uma das operadoras europeias de telecomunicações com mais probabilidade de ser alvo de uma compra por parte de outras empresas. A norte-americana AT&T e a sul-americana América Móvil podem ser os possíveis compradores.

Os analistas acreditam que a recente guerra de aquisições entre operadoras de telecomunicações, e que tem na OPA da América Móvil à KPN o último episódio, ajudam a despertar o interesse pelas operadoras incumbentes.

Além da PT também a Deutsh Telekom, a TDC e a Telekom Austria são vistas como alvos preferenciais. Estas operadoras têm a vantagem de terem uma larga infraestrutura de telecomunicações e uma base sólida de utilizadores. Algumas subsidiárias da Vodafone também estão entre as operadoras que podem aliciar o "apetite" de outros gigantes das telecomunicações.

A Bernstein Research fala numa perspetiva otimista para as incumbentes, como cita o Jornal de Negócios, enquanto o BNP Paribas está crente em aquisições por parte da AT&T e América Móvil na Europa, segundo o Económico.

No final de julho a Telefónica apresentou uma proposta de 8,1 mil milhões de euros pela KPN, a mesma operadora na qual o mexicano Carlos Slim está interessado. Um mês antes tinha sido a empresa espanhola a vender uma operação na Irlanda e pouco tempo antes a Vodafone comprou a Kabel Deutschland por 7,7 mil milhões.

A própria PT vendeu a meio de junho a posição que detinha numa operadora em Macau por 330 milhões de euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico