A proposta da Cabelte de construir quatro fábricas em Vila do Conde, no perímetro industrial da ex-Qimonda, num investimento estimado em 80 milhões de euros e que iria criar cerca de 350 postos de trabalho foi abandonado.

"O nosso projecto era brilhante para o País, mas não foi possível porque não houve entendimento", refere Tiago Neiva de Oliveira, presidente do grupo Cabelte, em declarações ao Jornal de Negócios.

O empresário não quer atribuir culpas pelo sucedido, mas acaba por admitir que a falta de garantia de tomada de produção por parte da REN e da EDP foi determinante para o desfecho agora conhecido.

"O 'negócio' Qimonda surgiu com um primeiro objectivo de salvar postos de trabalho e foi por nós analisado numa óptica de antecipação [do investimento], sendo que, para isso, tinha de haver o conforto de aquisições da EDP e REN", alega o accionista maioritário da Cabelte.

O interesse da Cabelte pela Qimonda foi conhecido em Julho de 2009 e o projecto de investimento complementado no mês de Setembro .

O plano final do grupo presidido por Tiago Neiva de Oliveira previa a duplicação do número de unidades fabris para quatro, a instalar numa área de 120 mil metros quadrados e 350 postos de trabalho, num investimento total estimado de 80 milhões de euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.