O Governo está a explorar a hipótese de que as instalações da Qimonda de Vila do Conde serem usadas para instalar uma fábrica de cabos de fibra óptica.
Segundo a edição de hoje do Diário Económico, a intenção foi passada a um grupo de empresas convidadas a participar e tem vindo a ser discutida com a EDP, Portugal Telecom, REN e Cabelt.
A nova estrutura tiraria partido do know-how e da mão-de-obra que formava a empresa de semi-condutores. A ideia é criar "um parque industrial com um centro tecnológico bastante avançado", explica a fonte da informação, adiantando que se "trata de um processo bastante complexo mas que faz todo o sentido para Portugal, ou seja, uma fábrica de alta tensão capaz de produzir cabos especiais e subcondutores marítimos quer para a área de energia, quer para a área de telecomunicações".
O modelo de negócio desta nova estrutura não estará ainda definido, bem como o investimento e quem investe. Pode ser apenas uma empresa ou a totalidade das empresas convidadas a integrar o projecto.
As fontes citadas garantem que nas próximas semanas existirão desenvolvimentos no processo, que agora está em fase de análise pelas empresas. Nenhuma delas quis para já comentar a informação.
Recorde-se que a unidade de produção de células fotovoltaicas que a Qimonda se preparava para desenvolver já tem continuidade assegurada, uma solução que também passou pela EDP.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários