Foi hoje anunciada em conferência de imprensa a aquisição da subsidiária portuguesa da holandesa KPNQwest, a KPNQwest Portugal, realizada através de uma operação de Management Buy Out (MBO) protagonizada pelos quadros empresa nacional com o suporte da Espirito Santo Capital. Quarenta e nove por cento do capital social fica agora na posse dos quadros da empresa e 51 por cento na do Espírito Santo Capital, mas os detalhes da aquisição não foram revelados.
O MBO estava a ser negociado desde Julho do ano passado, sendo nessa altura iniciado um "longo e difícil período exclusivo de negociações que terminou com a recente aquisição", explica a empresa em comunicado. Os quadros que avançaram com esta aquisição são 25 dos 38 trabalhadores da empresa.
Recorde-se que no final de Maio de 2002 a KPNQwest N.V., proprietária da maior rede europeia de fibra óptica, apresentou aos tribunais holandeses um pedido de falência. Em processos posteriores, a operadora de telecomunicações incumbente, KPN, veio a adquirir a infra-estrutura holandesa e inglesa da antiga joint-venture com a norte-americana Qwest.
Na altura, a KPNQwest Portugal afirmava em comunicado que era uma entidade jurídica autónoma e não seria afectada pelo pedido de falência da empresa holandesa.
De acordo com David Antunes, director da KPNQwest Portugal, a indefinição quanto aos novos accionistas e as dificuldades do sector das telecomunicações em 2002 não afectaram a organização interna. A empresa registou em 2002 um crescimento de vendas de 27,4% relativamente a 2001, conseguindo atingir um EBITDA positivo.
A empresa tem focado a sua estratégia comercial no mercado empresarial e mantém uma equipa de 38 profissionais. Para o ano de 2003 é esperada uma continuidade de crescimento "consequência da boa adesão do mercado aos novos produtos que entretanto foram lançados, nomeadamente o 'Corporate ADSL'", refere-se em comunicado de imprensa.
A história da KPNQwest Portugal é feita de aquisições por via das holdings internacionais. A actividade iniciou-se em Portugal em Março de 1996 com a denominação Eunet Portugal, integrando na altura a Eunet Internacional, que operava na Europa desde 1982. Esta empresa viria a ser adquirida em 1998 pela Qwest Communications International e, na sequência da joint-venture com a KPN Telecom viria a adquirir o nome de KPNQwest N.V., iniciando a sua operação em Abril de 1999. Só em Dezembro de 1999 a Eunet Portugal alterou a sua denominação para KPNQwest Portugal, passando a ser detida na totalidade pela empresa holandesa.
Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a informação da dicisão do capital social e do número de quadros da KPNQwest que participou no MBO.
Notícias Relacionadas:
2002-09-13 - KPN adquire infra-estrutura da KPNQwest na Grã-Bretanha
2002-07-31 - KPN compra parte holandesa da rede da KPNQwest
2002-07-19 - Encerramento de KPNQwest previsto para hoje
2002-06-04 - KNQwest Portugal continua a operar e garante boa saúde financeira
2002-06-01 - KPNQwest apresenta pedido de falência a tribunais holandeses
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Está na hora de repensar como capta o mundo. A Zerocam dá uma ajuda -
Site do dia
Como podem as políticas europeias proteger a privacidade dos cidadãos? -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários