
A solução é promovida em conjunto entre a Quidgest e o seu parceiro local na Jamaica, a UHY Dawgen, com quem estabeleceu uma parceria em 2014, e deverá ter um impacto estruturante no sector público daquele país.
O Jamaica Government Human Capital Management System recorre à tecnologia da Quidgest, o Genio, e à experiência que a tecnológica portuguesa já acumulou nesta área, onde tem projetos de referência na administração pública, nomeadamente no Governo Regional dos Açores.
Embora não seja revelado o volume financeiro envolvido no contrato, este é um elemento de peso no processo de internacionalização da Quidgest, que está já a desenvolver vários projetos em países da América Latina, nas Caraíbas e em África, mantendo também escritórios em várias localizações, nomeadamente na Alemanha, Marrocos, Timor-Leste e Moçambique.
Na região das Caraibas a Quidgest está a trabalhar com a UHY Dawgen para identificar projetos relevantes, que se vieram a materializar com o acordo fechado com o Governo da Jamaica, focado no software de Human Capital Management Enterprise System (HCMES), mas com um cariz de estratégia de serviços partilhados, com uma visão de integração entre a gestão de recursos humanos e pagamentos.
Carlos Costa, Marketing manager da Quidgest, adiantou ao TeK que este é um projeto de sucesso que se baseia numa estratégia que a empresa tem desenvolvido a nível de internacionalização: manter um radar permanente a todos os concursos nas áreas cobertas pela empresa, desenvolver parcerias locais que possam dar suporte ao projeto a nível de processos e enquandrar as soluções nas áreas onde detém know how já comprovado noutros projetos.
O projeto Jamaica Government Human Capital Management System conta com o financiamento do Inter-American Development Bank (IDB) e foi desenvolvido ao abrigo do programa de eficiência do sector público que está em curso naquele país.
Em termos tecnológicos o sistema usa como base a experiência da Quidgest no SIGRHARA, o sistema do Governo dos Açores, e a plataforma Genio, para desenvolvimento rápido de sistemas complexos.
Apesar dos desafios colocados com a legislação e processos locais, Hugo Miguel Ribeiro, VP para a América do Norte e Caraíbas, garante ter expectativas positivas pela qualidade da equipa de desenvolvimento, o parceiro local e o entusiasmo dos funcionários do Governo da Jamaica que estão envolvidos na implementação da solução.
O calendário do projeto prevê um prazo de implementação de dois anos, dividido em diversas fases, começando por cobrir todos os processos de recursos humanos que envolvem quase 27 mil funcionários públicos, alargando-se posteriormente a mais 120 mil funcionários públicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Encontre a banda sonora ideal para a sua próxima viagem em Hype My Flight -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários