A Altice Labs está a comemorar o seu quinto aniversário e no dia 9 de junho vai “assoprar” as velas com a assinatura de protocolos de colaboração com três entidades. A Altice Portugal escolheu o lema Transição Digital para estas novas parcerias com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Universidade Nova de Lisboa e o Porto de Aveiro, que serão assinadas em Aveiro por Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal.

O objetivo do acordo é colaborar e conjugar esforços em identificar iniciativas e projetos que contribuam positivamente para o progresso das suas respetivas áreas de atuação, assim como do ecossistema onde se inserem, diz a Altice Portugal no comunicado.

“A Altice Labs continua a antecipar tendências e a promover a mudança através da inovação e é com gosto que vemos crescer o nosso programa de parcerias ao serviço da transformação digital do País. A Altice Portugal considera os seus parceiros, nomeadamente a ANJE, a NOVA e o Porto de Aveiro, como uma extensão da sua organização, tendo um papel fundamental na estratégia e atividades Go-to-Market”, disse Alexandre Fonseca.

A parceria com a Universidade Nova de Lisboa pretende promover a colaboração científica e tecnológica, de forma a consolidar sinergias em sistemas de cloud, big data, IA, eHealth, smart cities, aplicações para equipamentos móveis e entretenimento. Vai ser criada uma formação pós-graduada, estágios em projetos de I&D, intercâmbio de especialistas e área de empreendedorismo. A parceria será assinada pelo reitor da Universidade Nova, João Sàágua, e contará com a presença da investigadora Elvira Fortunato.

Relativamente ao protocolo com a ANJE, a cooperação será ao nível do empreendedorismo, dentro do Programa ENTER de apoio a startups. A ANJE vai gerir a rede de centros de incubação em todo o país. O acordo prevê ainda a realização de programas de aceleração para a transição digital em territórios de baixa densidade, ações de mentoria relacionadas com o tema, assim como o 5G: industrialização de hardware/microeletrónica, soluções IoT, eHealth e de Data Engineering, aplicações e produtos 5G. Para assinar o protocolo estará presente Alexandre Meireles, Presidente da ANJE.

O terceiro acordo, com o Porto de Aveiro, visa criar sinergias para a construção dos portos do futuro, os smart ports, avançando com projetos-piloto aplicados a diferentes domínios dos processos portuários, tais como sensorização, comunicação 5G em tempo real e aplicações de analítica de vídeo, apoiadas em computação no edge da rede 5G. O próprio Porto de Aveiro já tem em curso projetos de modernização tecnológica, visando posicionar-se como um smart port. Para fechar o acordo vai marca presença a sua presidente, Fátima Lopes Alves.