
Após ausências prolongadas, a tripulação de cabine da KLM Royal Dutch Airlines pode agora praticar virtualmente antes de voltar ao trabalho. O programa passou por uma fase de testes e faz parte do processo de reintegração da empresa neerlandesa desde o início do mês.
O programa, desenvolvido pela companhia aérea, tira partido da realidade virtual (RV) para “diminuir o limiar para o regresso ao trabalho” depois de um período de doença, de licença de maternidade ou qualquer outro motivo. Em comunicado, a KLM diz ser a primeira “grande organização nos Países Baixos” a utilizar óculos de realidade virtual num processo de reintegração.
“Em ambiente da realidade virtual, o colaborador começa em casa, para experienciar, a seguir, um dia de trabalho passo-a-passo: desde a entrega da bagagem no centro da tripulação até à descolagem do avião, o trabalho a bordo e a chegada ao hotel”, descreve a nota de imprensa.
Segundo a informação recolhida durante a fase de testes, os óculos de RV conferem mais autoconfiança e motivação aos colaboradores, como se pode ver no vídeo exemplificativo.
A aplicação de RV também é usada para perceber se o colaborador está pronto para voltar ao trabalho, uma vez que fornece insights “sobre se e onde o colega fica enredado no processo de reintegração”, o que permite criar um processo de reintegração direcionado e à medida.
Quando o pessoal de cabine volta ao trabalho não pode ficar nervoso e dizer, “a 10.000 pés de altitude”, que está “com dificuldades” e que tem de “ir para casa um pouco mais cedo”. Marion Leguijt, diretora da tripulação de cabine da KLM, explica que os óculos trazem essa situação “para o chão” sendo, em simultâneo, uma ferramenta de diagnóstico para perceber “onde é que os colegas refreiam a sua reintegração”.
Os óculos de RV ajudam ainda a “contribuir para a empregabilidade sustentável. Ao permitir uma abordagem direcionada e ao ajudar os colegas a ganhar mais autoconfiança, é menos provável que desistam”. O programa aplica-se agora ao pessoal de cabine, mas a KLM quer expandi-lo a outras funções.
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