A Apple vai enfrentar diferentes decisões regulatórias das autoridades dos Estados Unidos e União Europeia em 2024, que poderão determinar o futuro do seu negócio de serviços. Segundo avança o Financial Times, um dos maiores casos nem é diretamente contra a Apple, mas sim o escrutínio à Google. A empresa pagou mais de 26 mil milhões de dólares em 2021 para tornar o seu motor de pesquisa por defeito nos equipamentos da Apple, assim como em outros smartphones e browsers.

Este negócio, segundo os analistas, vale à Apple o equivalente a cerca de um quarto de receitas anuais da sua divisão de serviços. Caso a Google perca o caso, a Apple deixará de receber estes importantes valores de royalties.

Google vai pagar 700 milhões de dólares a consumidores dos EUA e tornar Play Store mais compatível com a concorrência
Google vai pagar 700 milhões de dólares a consumidores dos EUA e tornar Play Store mais compatível com a concorrência
Ver artigo

O domínio da App Store é um tema que está também a ser escrutinado pelos reguladores dos Estados Unidos, que estão de olhos postos nas novas leis que entraram recentemente em vigor na Europa sobre as obrigações dos mercados digitais. Estes são consideradas os dois principais perigos aos negócios dos serviços digitais que a Apple enfrentou nos últimos anos.

Os serviços incluem a App Store, assim como os serviços de streaming Apple TV+ e Apple Music, que continuam a crescer em proporção como alguns dos principais negócios da gigante tecnológica, ainda que as vendas do iPhone continuem a ser dominantes. Enquanto que o negócio de hardware decresceu em 2023, os serviços continuam a registar um aceleramento, valendo quase 100 mil milhões de dólares no ano que terminou.

Desempenho de hardware e serviços da Apple nos últimos anos
Créditos: Financial Times

O caso da Google está previsto para maio a finalização dos argumentos, mas como aponta o FT, caso a empresa perca e certamente apele a decisão, o caso não deixa de levantar questões sobre como as duas gigantes tecnológicas trabalhem em conjunto no futuro. Em causa estará a questão sobre se a Apple ter de leiloar a exposição do motor de pesquisa por defeito nos seus equipamentos, o que fará a Google?

A Apple tem vindo a resistir ao apelo dos reguladores para abrir o seu ecossistema iOS, alegando as questões de segurança nas suas operações. Mas a nova lei europeia vai obrigar a empresa a fazer alterações. Uma delas é a permissão dada a utilizadores do iPhone de fazer o download de aplicações em outras lojas que não a Apple Store. E mais uma vez, considerando a cobrança de 30% de taxa sobre as vendas digitais, incluindo os jogos, a Apple poderá perder uma grande fatia das suas receitas dadas como garantidas até agora.

De recordar que depois de derrota em tribunal em dezembro, a Google vai pagar 700 milhões de dólares a consumidores dos EUA e tornar Play Store mais compatível com a concorrência, ainda que mereça a decisão do juiz. Esta ainda é uma consequência da ação colocada pela Epic Games contra o monopólio das grandes lojas de apps, que o tribunal deu razão à dona de Fortnite.

Agora a Epic Games quer colocar a sua loja de aplicações diretamente dentro das lojas da Google e Apple, com uma redução de taxa para 12% como incentivo aos utilizadores mudarem de plataforma. Esta é também uma das decisões que os juízes vão ter de tomar nos próximos meses.