As previsões da IDC apontam para que no final deste ano mais de 600 milhões de pessoas acedam à Internet em todo o mundo, gastando mais de um bilião de dólares (1,1 biliões de euros ou 230 mil milhões de contos). Segundo a versão 8.1 do "Internet Commerce Market Model" desta empresa de estudos de mercado, apesar da recessão a Net vai continuar a crescer modificando também o perfil daquele que já foi considerado o protótipo do utilizador da Web e o modo de acesso que passou da exclusividade do PC para os portáteis, telemóveis e televisores.



De acordo com os dados da IDC os gastos efectuados no comércio electrónico aumentaram 68 por cento de 2000 para 2001, alcançando mais de 600 mil milhões de dólares (687,6 mil milhões de euros ou 137,8 mil milhões de contos) no último ano. Quanto a previsões, a IDC, afirma que a quantidade de capital transaccionado pelo ecommerce ultrapassará o valor de um bilião de dólares durante este ano.



Em 2006 a IDC estima que a percentagem de utilizadores que acedem pelo menos uma vez por mês à Net, na população norte americana, será de 80 por cento. No Canadá a percentagem de cidadãos a navegar será também de 80 por cento sendo que metade destes serão também consumidores online. A América Latina espera a recuperação económica norte americana e o investimento público e privado na nova economia do conhecimento e da informação.



Em relação à Europa de Leste a IDC considera que a entrada em vigor da moeda única vai proporcionar uma maior transparência de preços, incentivar a concorrência e proporcionar uma oferta mais variada de produtos online. Actualmente, os vendedores de tecnologias de informação estão a habilitar os seus distribuidores e revendedores a encomendar produtos através de sistemas baseados na Web na República Checa, Hungria e Polónia. Na África do Sul o número de cibernautas encontra-se já entre os 2,3 e os 2,6 milhões.



A Ásia Pacífica continua a liderar na utilização de telemóveis, mas o ecommerce ainda não atingiu o seu potencial, ao contrário do que sucede no Japão onde o número de consumidores online continua a crescer, assim como as preocupações com a segurança na Web.



Notícias Relacionadas:

2002-01-04 - Expansão de acessos em banda larga no Japão obriga sites a repensar estratégia

2001-11-30 - Norte americanos passam mais tempo na Internet do que a ver televisão

2001-07-25 - Estudo prevê crescimento de comércio electrónico europeu até 2006

2001-07-10 - Internet provoca mudança de hábitos na procura de informação na Europa