A Autoridade Bancária Europeia (EBA) diz a todos os bancos para não comprarem, manterem ou venderem moedas virtuais como o Bitcoin. Isto porque o segmento das criptomoedas ainda não está regularizado e de acordo com uma análise feita, foram identificados mais de 70 riscos associados ao uso das divisas exclusivamente digitais.



A EBA reconhece algumas vantagens das criptomoedas - transações mais rápidas e mais baratas, e maior inclusão financeira -, mas alerta para o facto de os riscos serem maiores que os potenciais benefícios.



Dos riscos identificados todos podem sair afetados. A EBA diz que utilizadores, outros participantes do mercado, a integridade financeira e até as moedas físicas podem estar em risco com o uso desregulado dos Bitcoins e de outras moedas: há inclusive um "bitcoin português", o Cryptoescudo.



O regulador europeu também aproveitou um caso recente para espelhar os riscos associados às moedas digitais. Se alguém tiver mais do que metade do poder de processamento da moeda, como aconteceu em junho deste ano, pode manipular o sistema financeiro.



Depois há a questão do anonimato. Como os mineiros – os que processam as transações da moeda -, e os elementos que efetuam uma transação ficam sempre “escondidos”, nunca pode ser assegurada a segurança tecnológica para que o sistema funcione em condições.



No mesmo comunicado onde faz os alertas, a Autoridade Bancária Europeia diz que é preciso criar regras para o mercado das moedas virtuais – como cada Governo estabelecer requisitos que os operadores de criptomoedas deviam cumprir. E como este cenário ainda está longe de acontecer, a resposta imediata deve ser a de afastamento por parte dos bancos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico