A Federal Trade Commission informou esta quinta-feira que vai colocar em pausa a intenção de levar à apreciação do seu tribunal administrativo, a investigação sobre os impactos para a concorrência da compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

O julgamento estava marcado para 2 de agosto e segue-se a duas derrotas na justiça. A FTC pediu uma ordem de injunção ao tribunal federal (já tinha conseguido uma, que queria prolongar) para impedir a concretização do negócio até ao julgamento. O pedido foi recusado e o recurso, apresentado a um outro tribunal, também teve o mesmo desfecho.

Na sequência disto, e como explicou a Bloomberg em primeira-mão, as empresas visadas pelos processo podem solicitar uma reapreciação de argumentos e foi o que fez a Microsoft. Legalmente a FTC tem de definir um prazo para essa análise, o que inviabilizou a data prevista para o julgamento.

Nada impede a FTC de continuar com o processo depois deste prazo, embora vários especialistas comecem a acreditar que desta pausa surgirá provavelmente um acordo que acabará por resolver a investigação e deixar a Microsoft seguir com o negócio. A empresa deve aproveitar a oportunidade para rever o acordo proposto para endereçar as preocupações da concorrência.

Recorde-se que os termos iniciais do negócio, anunciado há mais de um ano, previam que as duas empresas finalizassem a operação até julho, uma data que estava também a pressionar a FTC e a motivar o recurso à justiça, para que o julgamento de 2 de agosto não ocorresse só depois da operação consumada.

A Microsoft e a Activision Blizzard entretanto estenderam o prazo para finalizar o negócio de 69 mil milhões de dólares. As condições de compra e venda passam a manter-se em vigor até outubro e entram nesta nova fase do processo já com abertura do regulador britânico para rever a decisão de chumbo (na sequência de uma nova proposta de compromissos apresentada pela Microsoft), um acordo com a Sony e uma nova oportunidade para desbloquear a operação nos Estados Unidos. Na Europa, o negócio já foi aprovado.