A edição 2004 do European Information Technology Observatory (EITO), aponta para a existência de sinais de recuperação do mercado das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), traduzidos num crescimento previsto de 3,1 por cento durante este ano, um valor acima dos 0,8 por cento registados no ano anterior.



Depois da contracção de 1,2 por cento em 2003, o mercado europeu das Tecnologias da Informação deverá retornar ao crescimento em 2004, com as despesas nesta área a aumentarem em 2,4 por cento, atingindo os 294 biliões de euros. No que diz respeito à área das telecomunicações, os peritos da EITO prevêem um crescimento de 3,8 por cento para este ano, avaliando o mercado em 317 mil milhões de euros.



Já o investimento mundial em TIC deverá alcançar os 2.160 biliões de euros em 2004, numa subida de 4,3 por cento comparativamente ao valor gasto no ano anterior. Os serviços de operador somam 42 por cento do mercado geral, seguidos dos serviços de software e TI, com uma quota combinada de 29 por cento, e o hardware informático com 15 por cento.



O EITO 2004 indica que o mercado europeu representa 30 por cento do total dos gastos mundiais em TIC, os Estados Unidos 32 por cento e o Japão 12 por cento. "A procura pelas TIC é impulsionada em particular pela crescente difusão das redes e sistemas integrados para aplicações Web avançadas como o eGovernment ou o comércio electrónico", refere-se no relatório.



Entre os desafios e oportunidades identificados pelos peritos da EITO Task Force para o mercado das TIC estão aqueles relacionados com a nova onda de tecnologias e o crescente inter-relacionamento com os novos media e electrónica de consumo.



Impulsionado pelo forte desenvolvimento da banda larga e dos serviços, os serviços de operador deverão crescer a uma taxa anual de 4,3 por cento em média durante o período entre 2003 e 2005. As ligações à Internet em banda larga mostram um crescimento elevado, prevendo-se que tripliquem em 2007, atingindo 62 milhões de acessos. "O crescimento do número de acessos de banda larga, tanto fixo (DSL) como móvel (GPRS, UMTS), está a impulsionar a procura por serviços Internet e multimédia".



Analisando pela primeira vez o sector da electrónica de consumo na Europa Ocidental, o EITO anuncia como key drivers do mercado as tecnologias digitais, os ecrãs planos e a mobilidade pessoal. "Os produtos que combinam pelo menos duas destas características mostram taxas de crescimento impressionantes", refere-se no relatório.



Os dados de mercado EITO 2004 foram reunidos pela EITO Task Force em parceria com a IDC, a Forrester Research e a GfK. A EITO é uma iniciativa europeia patrocinada pela Deutsche Telekom, Telecom Italia, AMD e Sony Europe, entre outras.



Notícias Relacionadas:

2004-02-18 - Mercado nacional das TI deverá crescer mais do que o PIB

2004-02-17 - Retoma do sector nacional das TMTs começa este ano

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.