Nos primeiros três meses do ano a Portugal Telecom registou um crescimento de 10,5% nas receitas, que se fixaram nos 1,77 mil milhões de euros, superando as expectativas dos analistas. O EBITDA teve um crescimento mais modesto, de 5,1.

Ainda assim os lucros da operadora de telecomunicações acabaram por cair quase 40%, para os 100,3 milhões de euros, ficando também acima das previsões dos analistas.

O contributo positivo para os resultados da PT veio principalmente dos negócios internacionais, especialmente da Vivo, mas também da MTC na Namíbia e da Dedic, o negócio de contact center e outsourcing da PT no Brasil.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No mercado nacional o desempenho mais fraco da TMN, impactado pela redução de vendas dos equipamentos e menores receitas por cliente, acabou por ter um peso negativo nos resultados, apesar do desempenho do negócio da rede fixa ter melhorado, em comparação com o último trimestre de 2009.

Na rede móvel a TMN terminou o trimestre com 7.264 mil clientes, numa subida de 11 mil subscritores face ao final do ano de 2009, acompanhada por um aumento de tráfego face ao primeiro trimestre de 2009. Mas as receitas médias por cliente não param de descer, fixando-se agora nos 14,7 euros, mais de 1 euro abaixo do valor registado nos primeiros três meses de 2009 e 1,5 euros abaixo da média do ano.

Em relação ao peso dos dados nas receitas de serviços móveis este fixou-se nos 23,3%, numa subida face ao ano passado.

Na rede fixa a alteração no reconhecimento de penalidades contratuais fez baixar as receitas, que continuam a ser suportadas no desempenho da oferta triple play do serviço Meo que contraria a taxa de desligamento da rede, que caiu para os 14 mil no primeiro trimestre face aos 30 mil no período homólogo. A televisão por subscrição conta agora com 646 mil clientes.

Os clientes do serviço de ADSL também cresceram 19,8%, atingindo os 901 mil clientes e a receita média por cliente na rede fixa registou um crescimento face ao primeiro trimestre do ano passado, fixando-se nos 30,3 euros, mesmo assim um pouco abaixo do valor do quatro trimestre, que foi de 30,4 euros.