A Amazon vai enfrentar um novo processo no Reino Unido que pode vir a obrigar a empresa a pagar indemnizações de 1000 milhões de libras (perto de 1,2 mil milhões de euros) aos retalhistas britânicos que usam a plataforma, por uso abusivo de dados comerciais confidenciais.
A associação britânica de retalhistas (BIRA), que avança com a queixa, acusa a multinacional de usar os dados dos pequenos retalhistas para o seu próprio favorecimento e a aumentar, graças a isso, tanto lucros como quota de mercado.
Em concreto, a acusação diz que a empresa aproveita a informação não pública sobre preços dos pequenos retalhistas, para fixar preços mais competitivos para as suas próprias ofertas concorrentes, que vende diretamente ao consumidor.
A associação defende também que a Amazon manipula o acesso à Buy Box em seu próprio benefício, lugar de destaque na plataforma para determinados produtos quando o utilizador está a fazer compras. O tema dá mote a um processo à parte onde será reclamada uma indemnização de 900 milhões de libras (mais de 1.000 milhões de euros).
Os critérios de seleção da Amazon para os produtos destacados na Buy Box são há muito polémicos, e um dos motivos de um processo de investigação do regulador britânico da concorrência, aberto em 2022 e encerrado no ano passado, com a aceitação de um conjunto de compromissos propostos pela tecnológica.
A BIRA representa 35 mil pequenos retalhistas na queixa entregue esta quinta-feira no tribunal da concorrência.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários