As vendas online parecem estar a aumentar em relação a alguns produtos, mas o vestuário não parece ser um deles. Um estudo realizado pela Jupiter Media Metrix refere que a venda de computadores pessoais online representa mais de uma quarta parte dos equipamentos vendidos este ano, e 13 por cento dos bilhetes de avião, mas que o vestuário apenas representa menos de dois por cento.



Alguns comerciantes estão a tentar inverter esta tendência. O retalhista de vestuário Lands' End, por exemplo, tem um novo projecto online, que está a desenvolver desde Dezembro, e onde os seus clientes podem encomendar, via Internet apenas, manequins personalizados por 54 dólares. Segundo alguns analistas este projecto representa o maior esforço feito até à data por um retalhista de vestuário online e pode incentivar outros comerciantes a desenvolver projectos do género.



Para aceder a este serviço, denominado Lands' End Custom, os utilizadores têm que fornecer uma série de medidas e responder a algumas questões sobre as proporções do seu corpo. Depois, um software irá determinar a distribuíção do peso do utilizador e o tamanho das calças. Estas informações são depois enviadas pela Internet para uma fábrica no México, que está equipada com máquinas computorizadas que cortam o tecido consoante cada encomenda. As calças são depois entregues na casa dos clientes, duas a três semanas mais tarde.



Mas, a questão que se levanta agora é a dos preços, se estes vão ser acessíveis e se permitirão à empresa uma margem de lucro razoável. Segundo Chris Merritt, analista da Kurt Salmon Associates, para além deste sistema permitir às empresas acabar com o problema do excesso de stock, também será possível diminuir o retorno de peças. Apesar dos responsáveis da Lands' End não revelarem a percentagem de retornos dos manequins adquiridos online, Chris Merritt afirma que esta rondará os 20 por cento.



O sistema mais parecido a este da Lands' End é o da Nike que desde Novembro de 1999 disponibiliza um serviço online onde pode personalizar o modelos dos seus sapatos.



Notícias Relacionadas:

2001-11-06 - Vista o seu clone virtual no site da Macmoda