Mais de um terço dos norte-americanos já viram as suas informações pessoais serem roubadas desde 2005, o que corresponde a 100 milhões de cidadãos, informa a Privacy Rights Clearinghouse (PRC).



A centena de milhões foi largamente ultrapassada na passada quarta-feira quando a Boeing anunciou ter perdido um computador portátil com informações confidenciais, entre as quais, os números de segurança social de 382 mil empregados e ex-colaboradores da empresa.



Para além da Boieng outras empresas já viram o seu nome associado ao roubo de informações e prejuízos monetários elevados. Em Junho do ano passado, a CardSystems perdeu 40 milhões de registos de cartões de crédito devido a uma entrada ilegal nos seus sistemas ilegais.


Em Maio deste ano, o US Department of Veterans Affairs enfrentou prejuízos elevados após o roubo de um laptop onde contavam 28,6 milhões de registos referentes a militares dispensados desde 1975.



A usurpação de identidade para fins ilícitos é uma realidade comum a todos os pontos do país e afecta o sector privado, público, organizações governamentais, instituições de ensino, de saúde, banca e seguros.



Numa altura em que milhões de cidadãos já enfrentam prejuízos monetários elevados, a criação de leis que protejam a identidade dos norte-americanos está na mira do Congresso como uma das medidas de alta prioridade, refere a comunicação social do país.

Notícias Relacionadas:

2006-12-04 - ITU alerta para os riscos de privacidade e usurpação de identidade online

2006-08-01 - Roubo de informação online assume novos contornos