No encontro que reuniu hoje o Conselho de Administração do Programa CMU-Portugal foi feito um balanço do primeiro ano da parceria entre Portugal e a instituição americana e discutidos projectos para os próximos anos.



Considerando que o balanço deste primeiro ano foi positivo, o CA está a analisar o lançamento de um novo programa de doutoramento na área da regulação de "Network Industries", onde se dá particular ênfase ao "sector das telecomunicações, conferindo um grau duplo com a CMU em Engineering and Public Policy", abrindo novas competências para o crescimento de áreas como as redes de comunicação de próxima geração, como a fibra óptica.



Estão ainda a ser ponderados os lançamentos de projectos de investigação e desenvolvimento em áreas estratégicas das TIC, um segmento potenciado, durante o último ano, por várias iniciativas com a Portugal Telecom, a Nokia-Siemens e a Novabase no âmbito do Programa de Parceiros Industriais.



De acordo com o comunicado emitido pelo conselho de administração, estas medidas "respondem, claramente, às prioridades inscritas na iniciativa "Ligar Portugal", desenvolvida no âmbito do Plano Tecnológico do Governo, no que respeita à promoção das actividades de investigação e desenvolvimento directamente relacionadas com a promoção da sociedade de informação em Portugal".



Neste momento, o programa está a focar a investigação em várias áreas estratégicas como engenharia de software, redes de informação, segurança de informação e tratamento computacional da língua, entre outras.



No que se refere ao balanço do ano que passou, o CA refere que em 2007 o Programa CMU-Portugal permitiu implementar redes temáticas efectivas envolvendo um leque alargado de instituições portuguesas com o objectivo de estimular a sua internacionalização. Este processo foi apoiado por "projectos orientados de formação avançada, esquemas sustentáveis de estímulo a novo conhecimento e valorização de novas ideias em colaboração com empresas e instituições de referência internacional", refere a nota à imprensa.



Em Setembro de 2007 tiveram início os programas de pós-graduação conducentes a grau dual entre instituições portuguesas e a CMU onde, actualmente, se regista a participação de 11 alunos de doutoramento e 20 alunos de mestrado. Para 2008/2009, a iniciativa já conta com a pré-selecção de 25 alunos para os doutoramentos e 45 para os mestrados.



Actualmente, o CMU-Portugal conta com quatro programas de mestrado: Master of Software Engineering, Master of Science in Information Networking, Master of Science in Information Security e Master of Science in Human Computer Interaction.



O primeiro passo da parceria que colocou no terreno os novos programas de formação foi dado em Outubro de 2006, quando o Governo se aliou à Carnegie Mellon University num programa conjunto dedicado à promoção das competências em tecnologias de informação e comunicação.



Notícias Relacionadas:

2007-10-29 - Primeiro Ministro reafirma balanço tecnológico positivo para Portugal

2006-10-27 - Acordo com CMU prevê criação de Instituto com dois pólos de funcionamento