A Samsung foi a grande derrotada do primeiro grande julgamento contra a rival Apple. O valor definitivo da multa já está definido, devendo o caso conhecer um desfecho final no curto prazo. Mas esse não será o fim da guerra entre as tecnológicas. Em março começa um segundo julgamento e a Samsung teve um início negativo.

A juíza Lucy Koh, a mesma que está a dirigir o primeiro caso, considerou numa decisão preliminar que uma das patentes apresentadas pela Samsung, como sendo usada indevidamente pela Apple, não é válida. De acordo com o blogue especializado Foss Patents, a propriedade intelectual está relacionada com uma tecnologia de sincronização multimédia.

A justiça também já considerou que a Samsung viola a patente da Apple relacionada com o sistema de sugestão de palavras - situação que de acordo com a análise do blogue, pode trazer problemas para a Google e para o Android em geral e não só para a Samsung.

Na decisão preliminar foram ainda rejeitados outros pedidos de decisão antecipados, que vão agora ser analisados pelo júri federal constituído para o caso. A Apple acusa a Samsung de violação de cinco patentes, sendo que numa já sabe que tem razão - mas a Samsung ainda se pode defender -, enquanto à Samsung restam quatro das cinco reclamações iniciais de alegada violação de propriedade intelectual por parte da marca da maçã.

O novo processo tem início oficial a 31 de março, mas as "duas derrotas" antecipadas da Samsung deixam antever que o segundo julgamento pode vir a ter um desfecho semelhante ao primeiro, onde a Apple saiu vitoriosa por larga margem. Os CEO das duas empresas, que vão tentar chegar a um acordo, têm agora vantagens diferentes nas negociações que vão travar.

A rivalidade entre as duas tecnológicas fez com que já tivesse havido, em diferentes países, dez julgamentos diferentes por causa de violação de patentes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.