Apenas um dia após a apresentação do novo smartphone da Apple a Samsung cumpre o "prometido" e intenta uma ação para impedir as vendas do iPhone 4S. França e Itália são os dois primeiros mercados visados, mas pode haver mais na calha.

A informação era avançada esta quarta-feira pela agência Reuters, com base em declarações prestadas pela Samsung. A fabricante confirmou que o processo iria dar entrada em tribunal ainda durante o dia de ontem, incluindo uma providência cautelar para que os equipamentos não cheguem a ser colocados à venda nos dois países europeus.

De acordo com o advogado Samsung, tanto Itália como França têm leis que permitem às empresas solicitar aos tribunais que bloqueiem a comercialização de um produto mesmo antes do seu lançamento, impedindo-o de começar sequer a chegar às lojas.

A fabricante coreana alega que o novo telefone da Apple viola duas das suas patentes relacionadas com tecnologias sem fios (WCDMA), em mais um episódio da sucessiva troca de acusações e ações legais a que as concorrentes nos vêm habituando.

"A Apple tem violado de forma flagrante e continuada a nossa propriedade intelectual e usado a nossa tecnologia sem pagar por ela", afirma a queixosa no comunicado citado pela Reuters. "Iremos proteger a nossa propriedade intelectual firmemente", avisa.

A empresa informou também que pretende intentar processos noutros países, depois de analisar mais profundamente a situação.

A decisão vem ao encontro aos planos revelados em meados de Setembro, ao Korea Times, por fonte anónima dentro da empresa, que declarara que a Samsung iria intentar um processo no seu país de origem para impedir a venda do novo iPhone, logo que este fosse lançado.

A confirmar-se, a ação vem juntar-se a uma longa lista de processos pendentes entre as duas fabricantes, cujos últimos desenvolvimentos tiveram lugar a 26 de Setembro com a Samsung a pedir ao tribunal da Holanda que proibisse as vendas do iPhone e iPad no país. Antes tinha visto a comercialização do seu novo tablet ser suspensa na Alemanha, por exemplo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.