A empresa fornecedora de soluções de e-business SAP AG afirma que vai fundir as suas duas subsidiárias, a SAP Markets e a SAP Portals, numa só. A cargo da nova empresa ficará a criação de tecnologias de integração e aplicações colaborativas para ambientes com sistemas heterogéneos, através da utilização de standards abertos.



Para já está assegurada a assistência a todos os clientes anteriores à fusão das empresas, sendo vincado o objectivo de reforçar as parcerias que, tanto a SAP Markets como a SAP Portals com, assumiram previamente com empresas como a Commerce One, Yahoo!, Accenture, Cap Gemini Ernst & Young, PwC Consulting e outras.



A nova empresa que empregará cerca de 1.700 funcionários vai ter sede de Palo Alto, na Califórnia e os escritórios ficarão situados em Nova Iorque, Chicago e Houston, e também na França, Alemanha, Reino Unido, Israel e Singapura. No topo da hierarquia fica Shai Agassi, o actual director executivo da SAP Portals, e a ocupar o lugar de presidente do conselho de administração estará Hasso Plattner, o actual director executivo da SAP Markets.



Com base na aposta do fornecimento de uma tecnologia de integração aberta que combine um portal empresarial, com a gestão de conteúdos e tecnologia exchange, a empresa tenciona também criar um pacote de soluções de "Supplier Relationship Management", "e-selling" e de "business intelligence" de modo a valorizar a rede de negócio SAP.



As soluções combinadas das duas subsidiárias vão ser disponibilizadas pela empresa mãe com parte da mySAP Technology e de outras soluções mySAP.com, podendo sempre ser licenciadas a outras empresas da área, para distribuição junto com soluções de software de terceiros.



Segundo Hasso Plattner, co-fundador, Co-Presidente e CEO da SAP AG, os clientes exigem cada vez mais soluções que incorporem software tanto da SAP Markets como da SAP Portals – até por que ambas já demonstraram ser capazes de desenvolver, vender e manter plataformas tecnológicas e soluções de negócio válidas – afirma.



A fusão surge numa altura em que esta empresa procura oportunidades de negócio fora da base instalada de clientes SAP e pretende aumentar a implementação destas tecnologias em ambientes não-SAP, para além de estar a repensar a relação com a Commerce One, esclarece ainda este responsável. De notar que de acordo com Mark Hoffman, director executivo da Commerce One, esta empresa tinha já decidido criar uma parceria com a SAP e a SAP Markets há mais de 20 meses, logo esta fusão apenas reforça a criação de uma parceria mais eficiente.



Notícias Relacionadas:

2002-02-06 - SAP cria unidade de Business Development

2001-11-06 - SAP revela tecnologia mySAP que permite integração aberta

2001-09-05 - Relatório da Gartner considera SAP Portals líder em soluções de portais

2001-04-11 - SAP cria empresa de soluções de portais empresariais