A SAP vai passar a integrar um assistente de inteligência artificial generativa em todo o portfólio de soluções da empresa na cloud. A SAP diz que ter acesso ao Joule vai ser como poder contar com o “apoio de um colega mais inteligente”. Este novo assistente interage em linguagem natural e vai ter a capacidade de contextualizar dados de vários sistemas, entre informação de sistemas SAP e de outras fontes.

O Joule vai responder a perguntas diretas, ou interpretar informação dada pelo colaborador que interaja com o assistente, para procurar uma resposta para o problema apresentado nos dados de negócio, textos, imagens e outros recursos do portfólio SAP, mas também de outras fontes.

Alguns exemplos práticos de possíveis interações com o Joule, descritos pela SAP, passam pelo apoio a equipas de vendas ou de recursos humanos, como nesta situação em que um fabricante pede ajuda ao assistente para compreender melhor o desempenho de vendas da empresa.

O Joule conseguirá identificar as regiões com baixo desempenho de vendas e relacionar estes com outros dados, para identificar aspetos relevantes para essa performance, como problemas na cadeia de abastecimento. Face às conclusões da pesquisa pode adicionalmente “ligar-se de forma automática ao sistema da cadeia de abastecimento e oferecer potenciais soluções para verificação pelo fabricante”.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Nos recursos humanos, este novo recurso vai conseguir ajudar as equipas a redigirem descrições de trabalho imparciais e a gerar questões relevantes para entrevistas de emprego, exemplifica também a SAP.

O Joule vai ser incorporado nas aplicações SAP de recursos humanos a finanças, cadeia de abastecimento, compras e experiência de cliente, bem como na SAP Business Technology Platform, como exemplifica a empresa.

O assistente vai ser integrado de forma progressiva nestes soluções. Ficará disponível com o SAP SuccessFactors e o SAP Start em novembro. Passará a integrar o SAP S/4HANA Cloud (pública) no início do próximo ano. Já as soluções SAP Customer Experience, SAP Ariba e SAP Business Technology Platform recebem esta e outras atualizações mais tarde.

Até final do ano, a SAP tem agendados vários eventos a nível internacional, onde promete revelar mais novidades nesta e noutras áreas, que vão ser espelhadas em atualizações ao portfólio de soluções da empresa.

“Com quase 300 milhões de utilizadores empresariais em todo o mundo, que trabalham regularmente com as soluções de cloud da SAP, o Joule tem o poder de redefinir o modo como as empresas – e os seus profissionais – trabalham”, defende Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE, citado numa nota de imprensa.

A SAP tem anunciado parcerias, investimentos e aquisições na área da inteligência artificial e sublinha que, só através da Sapphire Ventures, o braço de investimento de capital de risco controlado pelo grupo, estão alocados mais 1.000 milhões de dólares para o financiamento de startups de tecnologia empresarial alimentadas por IA.