Edenize Maron é a nova country manager da SAP para Portugal. A empresa regressa assim ao modelo de estrutura de negócio independente que manteve até 2006, depois de três anos a integrar a SAP Ibéria.

A mudança organizacional é justificada com a necessidade de reforçar a proximidade com os clientes e parceiros e acelerar o crescimento do negócio e respectiva quota de mercado em território nacional. "A melhor forma de enfrentar a actual conjuntura económica é estar o mais próximo possível dos nossos clientes e parceiros", referiu José Velázquez, director-geral da SAP Ibéria.

É a José Velásquez que Edenize Maron irá reportar directamente. A nova country manager para Portugal iniciou a sua carreira na SAP em 1998, como consultora no sector de High Tech, Electrónica e Telecomunicações. Nos últimos anos desempenhou cargos de direcção nas vendas em contas estratégicas e no sector de bens consumo e retalho.

Edenize Maron assume como objectivo acelerar o crescimento da unidade da SAP em Potugal. "A minha missão é fazer crescer a nossa operação com base em três pilares: proximidade, que mais do que nunca é um valor fundamental; produto, ou seja, escolher do nosso portfólio o produto que mais vá ao encontro das necessidades dos nossos clientes; e pessoas, que passa pelo investimento, não só nos nossos colaboradores, mas nos nossos parceiros e clientes", disse aos jornalistas, esta manhã, na conferência que marcou oficialmente a nomeação.

Banca e Administração Pública são áreas do mercado nacional onde a nova responsável considera haver ainda "muito para crescer". "Estou muito motivada para superarmos as incertezas de mercado actuais e crescermos a um maior ritmo no futuro", acrescentou.

A SAP tem actualmente em Portugal uma carteira de 2.500 clientes, 80 por cento dos quais são empresas de média e pequena dimensão.