Satya Nadella é o terceiro CEO da história da Microsoft. Depois de Bill Gates e de Steve Ballmer, o executivo indiano que até aqui estava responsável pela área empresarial e cloud da tecnológica norte-americana, toma conta da empresa numa fase de transição.

“Satya tem a experiência certa para liderar a Microsoft nesta nova era. Há um desafio na computação móvel, há uma oportunidade na cloud e ele levou inovação aos vários grupos onde trabalhou”, comentou Bill Gates a propósito da nomeação do novo diretor executivo.

Nos últimos dias os rumores em torno da nomeação de Satya Nadella intensificaram-se, avançando algumas agências de comunicação que a nomeação do indiano para o cargo de diretor executivo seria quase certa. Os rumores confirmaram-se.

Satya Nadella que trabalha na Microsoft há 22 anos diz sentir-se humilde e honrado com a nova posição que vai ocupar na tecnológica de Redmond. "Vejo uma grande parte do meu trabalho como um acelerador da nossa capacidade para trazer produtos inovadores aos nossos clientes de forma mais rápida", comenta o novo CEO em comunicado.

Desde agosto de 2013 que a Microsoft estava à procura de um sucessor, depois de Steve Ballmer ter anunciado a sua demissão. O norte-americano esteve na liderança cerca de uma década e liderou a empresa no lançamento de alguns dos seus produtos mais importantes como o Windows XP, Windows Phone e os Surface.

A Microsoft tinha definido o prazo de um ano para encontrar um novo CEO, mas cumpriu a tarefa pouco mais de cinco meses depois.

Ficou-se também a saber que Bill Gates vai ocupar o cargo de Conselheiro Tecnológico, confirmando também os rumores que davam conta de uma presença mais contínua do fundador da empresa no desenvolvimento de novos produtos. John Thompson será o novo chairman da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico