A Science4you tem um objetivo ambicioso: criar um ecossistema mobile dedicado a crianças e cuja aposta se estende até à área da educação. Aos poucos a empresa tem introduzido novidades no mercado para alcançar este objetivo e a mais recente aposta é o Mobile4you, um smartphone para crianças.



O investimento neste equipamento aparece depois a empresa portuguesa ter reconhecido uma oportunidade de mercado neste segmento de nicho. De acordo com o fundador da Science4you, Miguel Pina Martins, não havia no mercado um smartphone verdadeiramente direcionado para os mais novos e que garantisse a proteção desejada pelos pais.



Tal como o TeK já tinha explicado ontem, 23 de julho, dia em que o equipamento foi anunciado, não são tanto as especificações que valem, mas sim o software. O executivo da empresa detalhou mais alguns pormenores da aplicação de proteção que permite aos pais, por exemplo, bloquear determinadas palavras dos telemóveis dos filhos.



A aplicação também permite saber quanto tempo o filho esteve a navegar na Internet e possibilita definir horas com diferentes perfis de utilização: “até às seis horas usas o telemóvel para falar com os pais e os avós, a partir daí já podes jogar Angry Birds”, exemplificou Miguel Pina Martins em conversa com o TeK.

Até ao final do ano a Science4you espera atingir 500 mil euros em vendas diretas do telemóvel, o que equivale à comercialização de 4.000 smartphones. O fundador da empresa revelou que as expectativas são de que metade do valor seja conseguido em Portugal e a outra metade seja conseguida no estrangeiro, sobretudo em Espanha e no Reino Unido.



Os mercados internacionais têm vindo a ganhar revelo na estratégia da empresa. Quando o ano chegar ao fim, a empresa portuguesa espera que quase 50% das receitas tenham origem no estrangeiro – a título de exemplo, na semana passada foi enviada pela primeira vez uma encomenda para o Chipre. E por causa do investimento feito além fronteiras, em 2015 as previsões são de que mais de metade do negócio já seja gerado lá fora.



No final de 2014 a empresa espera alcançar receitas acima dos cinco milhões de euros.



Quanto às outras apostas que a Science4you tem feito no segmento das novas tecnologias, o desempenho tem sido satisfatório, isto porque a empresa também não coloca grande pressão nos seus produtos e serviços.



“Estamos a tentar perceber como é que o mercado responde, mas é uma aposta de futuro”, explicou Miguel Pina Martins. O responsável pela empresa revelou que já foram vendidos 4.000 tablets este ano, valor que esperam dobrar até ao final de dezembro, e que as aplicações móveis lançadas, como a Math4you, totalizam para já os 20 mil downloads.



Para outubro estão prometidos novos lançamentos, sobretudo no segmento dos brinquedos educacionais, mas alguns dos quais terão uma componente tecnológica. Miguel Pina Martins deu o exemplo de um jogo de tabuleiro que vai usar códigos QR e aplicações de smartphone para criar uma experiência diferenciadora.



No final do ano a empresa vai ainda introduzir no mercado a terceira versão do Tab4you, o tablet criado a pensar nos mais novos.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico