A SCO apresentou uma moção no tribunal distrital de Delaware, nos Estados Unidos pedindo o cancelamento da acção interposta pela Red Hat contra si. A história é complicada e longa e tem ver com os direitos de propriedade intelectual do sistema operativo Unix, supostamente violados com uso dos códigos-fonte do sistema no Linux.
Para fazer valer os seus argumentos a SCO tem levado a cabo uma série de iniciativas, a mais ousada das quais processar a IBM. Na sequência destas iniciativas a Red Hat, responsável pelo desenvolvimento de uma das versões de maior sucesso do Linux decidiu apresentar também um processo contra a SCO.
Segundo a empresa, as acções levadas a cabo pela SCO têm servido para desacreditar o sistema operativo. A Red Hat considera que por ter desenvolvido uma versão do OS Linux não está a violar os direitos da SCO nem tão pouco a copiar segredos comerciais da empresa. O pedido que a Red Hat faz ao tribunal é no sentido de serem criados mecanismos que proíbam a SCO de acusar os restantes concorrentes e indemnizem a Ret Hat pelos danos que diz ter sofrido com a concorrência desleal e publicidade enganosa da SCO.
A Red Hat considera que as acções levadas a cabo pela SCO fazem parte de uma "estratégia que tem como principal objectivo retardar o desenvolvimento do Linux enquanto convence os utilizadores da necessidade de pagar pela utilização do OS", diz a moção citada pelo C|net.
Em resposta à acusação, a SCO enviou também uma moção ao tribunal dizendo que as suas exigências são feitas ao abrigo da lei dos direitos de propriedade intelectual e as suas campanhas estão protegidas pela liberdade de expressão.
Na moção, a SCO condena ainda o pedido da Red Hat ao tribunal solicitando uma declaração comprovativa da não violação de direitos de propriedade pela empresa e explica que o facto de não haver qualquer relação contratual entre as duas entidades é meio caminho andado para o fracasso do processo.
Entre as medidas menos populares já levadas a cabo pela SCO contam-se o processo de 3 mil milhões de dólares contra a IBM e o envio de 1500 cartas a empresas utilizadoras do sistema operativo Linux, alertando-as para a violação dos direitos de propriedade intelectual e solicitando pagamento das licenças do sistema, cuja principal imagem de marca é precisamente o facto de ser um software aberto.
Notícias Relacionadas:
2003-09-03 - SCO intima utilizadores de sistema operativo Linux
2003-07-22 - SCO regista patente de códigos Unix e insiste no licenciamento do Linux
2003-06-17 - SCO aumenta indemnização a pagar pela IBM para três mil milhões de dólares
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários