Em plena pandemia de COVID-19 surgem notícias que parecem surreais e agora é a vez da Sega Sammy fazer um pedido invulgar aos trabalhadores. A holding japonesa formada a partir da fusão da Sega, do ramo de jogos eletrónicos, e a Sammy Corporation, está a pedir a 650 funcionários que se “reformem de forma voluntária”, prometendo em troca um “pagamento de pensões extraordinárias”. Mas também os membros da direção vão sofrer com a crise de saúde pública que está a marcar este ano de 2020, neste caso com cortes nos seus salários.

O pedido consta de um documento da empresa de 6 de novembro, onde deixa claro que, dadas as circunstâncias atuais, definiu uma reforma à estrutura da organização. Uma das estratégias passa, precisamente, por uma chamada a reformas voluntárias dos trabalhadores a tempo inteiro ou com contratos com os grupos da empresa.

Os interessados podem fazê-lo entre 16 de novembro e 25 de dezembro, e, caso sejam “selecionados”, vão reformar-se no dia 28 de fevereiro de 2021. De forma a tornar o pedido mais apelativo, a empresa garante um “pagamento de pensões extraordinárias” e um regime de apoio, para ser mais fácil entrarem novamente no mercado de trabalho.

Documento da Sega Sammy de 6 de novembro de 2020
Parte do documento onde a Sega Sammy deixa escrito o pedido de reforma voluntária de 650 trabalhadores.

As novidades não ficam, no entanto, por aqui, com a holding japonesa a cortar entre 5 a 30% nos salários de base mensais. Estes cortes só se aplicam aos representantes da direção, com os diretores a serem os mais prejudicados.

A decisão surge depois da Sega Sammy prever uma perda "recorde" de 10 mil milhões de yens para o ano fiscal que termina em março de 2021, ou seja, cerca de 80 milhões de euros, numa altura em que a pandemia de COVID-19 está a prejudicar bastante o negócio da empresa. Ainda assim, a Sega não deixou de celebrar em outubro os 60 anos de vida, com uma semana dedicada ao seu aniversário na Steam. Para além de várias promoções, em jogos como Persona 4 Golden e Bayonetta, a empresa disponibilizou também alguns títulos de forma gratuita.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.