São considerados smartphones de segmento Premium os modelos acima dos 600 dólares. Segundo a mais recente projeção preliminar da Counterpoint, este segmento deverá fechar 2023 com um crescimento anual de 6%, negando a quebra do mercado geral de smartphones para este ano que chegou ao fim e com a possibilidade de registar recordes.
Segundo a analista, o segmento Premium andará perto de um quarto de todas as vendas do mercado global de smartphones e responsável por 60% das receitas em 2023. “Ao longo dos últimos anos, o segmento Premium tem vindo a emergir como uma área de crescimento naqueles que eram considerados mercados fracos”, diz a empresa no relatório. Este segmento registou 6% do volume de vendas em 2016, mantendo um crescimento para os 24% de 2023.
Segundo o analista Varun Mishra, da Counterpoint, houve uma mudança nos padrões de compra do consumidor no mercado de smartphones. “Considerando a importância do smartphone, os consumidores estão dispostos a gastar mais para obter um equipamento de alta qualidade, de forma a utilizá-los por um período maior”. Acredita ainda que usar os modelos topo de gama mais recentes e potentes também se tornou um símbolo de status para muitos consumidores.
Esse registo é feito sobretudo nos mercados emergentes, em que os utilizadores saltam diretamente dos equipamentos de média gama para Premium, que ficam mais acessíveis durante as épocas de promoções ou com as opções de financiamento.
A Apple continua a ser o líder absoluto deste segmento Premium, registando 71% das vendas em 2023, ainda que tenha caído 4%, considerando os 75% apontados em 2022. A Samsung surge em segundo com 17% e um crescimento de 1% face ao ano anterior, impulsionado pelos equipamentos dobráveis. E a Huawei parece ter “ressuscitado” na China com a família Mate 60, aumentando a sua quota de 3 para 5% em 2023. A Xiaomi tem 2% da fatia do mercado Premium, tendo crescido 1% no último ano e a Oppo mantém-se em quinto com os mesmos 1%.
Numa análise às regiões do mercado que conduziram ao crescimento do segmento Premium, a China é apontada como principal, mas também a Europa Ocidental, Índia, Meio Oriente e África. Estas regiões, somando ainda a América Latina, deverão registar um recorde de vendas deste segmento. E a Índia está a ser considerada como o mercado com o crescimento mais rápido.
Há ainda uma nota para o segmento ultra-Premium, para equipamentos acima dos 1.000 dólares, que captou cerca de um terço de todas as vendas do mercado Premium em 2023. A analista afirma que as fabricantes vão poder diferenciar-se na sua oferta Premium, que continuará a crescer.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários