Há cerca de um ano a Sensei apoiou o lançamento da primeira loja autónoma do Continente, em Lisboa, com tecnologia que permite fazer compras e sair sem passar pela caixa, pagando automaticamente os produtos. A tecnologia já está a ser usada também com a Galp e vai agora pela primeira vez ser implementada na América Latina, com o Grupo Muffato.

A nova loja Muffato Go abre ao público amanhã, dia 4 de novembro, em Curitiba, no Paraná, com a mesma experiência de compras simplificada sem filas, self-scanning ou qualquer outro formato físico de checkout. "Os clientes apenas têm de descarregar a aplicação do Grupo Muffato, que gera um QR code que lhes permite entrar na loja, recolher os produtos que pretendem e sair sem ter que passar numa caixa ou estar numa fila", explica a empresa em comunicado.

Para Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei, este anúncio faz parte do processo de expansão da tecnológica, que avança com parcerias com retalhistas de larga escala. "A Muffato é um excelente parceiro, é uma cadeia de retalho muito reconhecida por estar na frente, que avançou há vários anos com o self checkout e agora está a apostar nesta nova forma de comprar, mais conveniente", explicou ao SAPO TEK.

A tecnologia da Sensei permite implementar uma rede de sensores que fornece a informação que a plataforma de Inteligência Artificial usa para acompanhar os produtos que cada cliente retira das prateleiras na loja. O valor dos produtos escolhidos é cobrado automaticamente aos clientes quando estes saem do espaço, sem esvaziarem o saco de compras ou passarem numa caixa.

A empresa nota que "os dados recolhidos pela Sensei são facultados em tempo real para uma otimização da tomada de decisões das operações de loja do Grupo Muffato, deteção de stock outs, produtos perdidos ou gestão de inventário".

Ao SAPO TEK Vasco Portugal explica que a experiência da loja do Continente mostra que o cliente desse espaço em Lisboa já não pensa na tecnologia mas sim na experiência, e na possibilidade de ter um atendimento premium. Com a Galp a Sensei desenvolveu também as lojas POD, plug and play, com 20 metros quadrados e que podem ser deslocalizadas facilmente, e no Web Summit está a mostrar o Cabinet, uma experiência de hiperconveniência com 2 metros quadrados e muito orientadas ao consumidor em espaços específicos.

Questionado sobre o que aprendeu com a loja do Continente em Lisboa, que há tem mais de um ano de operação, Vasco Portugal defende que esta mudança é muito maior do que a componente tecnológica. "A tecnologia é um enabler que permite poupar tempo e adaptar soluções para o máximo de conveniência".

Para já o alargamento da plataforma faz-se no Brasil, com o mercado da América Latina na linha de vista, mas Vaco Portugal admite que em breve pode haver novidades que ainda não quer revelar. "Não posso adiantar já mas nas próximas semanas haverá novidades", refere.

O SAPO TEK está a acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, acompanhando também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.