O MBNet é um serviço de pagamento digital da responsabilidade da SIBS, a mesma entidade que gere a rede de multibancos em Portugal. No final do primeiro trimestre deste ano o serviço já totalizava 1,5 milhões de utilizadores únicos e a taxa de adesão ao cartão de pagamento digital tem vindo a aumentar.



Em 2011 atraiu 141 mil novos utilizadores, valor que aumentou para 165 mil no ano seguinte, atingindo as 180 mil novas adesões em 2013. Entre janeiro e março do ano corrente o serviço de pagamento eletrónico conta já com 52 mil novos utilizadores.



Com mais utilizadores o número de compras realizadas também tem aumentado: em 2013 foram feitas dois milhões de compras através do cartão digital e 205 mil foram feitas apenas no mês de dezembro, geralmente relacionado a uma maior vaga de consumo.



O valor representa um salto significativo relativamente aos 1,6 milhões de compras feitos em 2012 e aos 1,4 milhões conseguidos em 2011. Este ano os utilizadores do MBNet já fizeram cerca de 537 mil transações com o serviço, de acordo com os valores revelados ao TeK pela SIBS.



Entre 2011 e 2013 o MBNet foi responsável pela transação de 262 milhões de euros, valor que cresce para os 289 milhões tendo já em consideração os dados dos primeiros três meses de 2014. Só no ano passado foram transacionados 102 milhões de euros com o sistema de pagamento digital.



Apesar do maior número de compras, o valor médio gasto em cada ato de pagamento tem-se mantido o mesmo ao longo dos últimos três anos: 52 euros.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.