A empresa de soluções de marketing digital Mailchimp foi adquirida por 12 mil milhões de dólares (10,2 mil milhões de euros). O comprador é a Intuit, que desenvolve software para ajudar a preencher declarações de impostos (TurboTax) e uma aplicação para facilitar a gestão de pagamentos em pequenas empresas (QuickBooks). 

A Mailchimp oferece soluções de email marketing sobretudo para pequenas e médias empresas, com cerca de 12 milhões de clientes a nível global, segmentos onde a Intuit garante que quer crescer e fazer evoluir as suas soluções, com novas funcionalidades e atributos.  

A Intuit está no mercado desde 1983 e faz-se representar em nove países. Como refere agora em comunicado, faz esta aquisição para acelerar a estratégia de se transformar “numa plataforma especialista, baseada em inteligência artificial” e facilitar o seu crescimento a nível global. 

O negócio deve estar concluído no segundo trimestre fiscal do próximo ano e é o maior de sempre da Intuit, que no ano passado tinha também comprado a Credit Karma por 7 mil milhões de dólares, empresa detentora de uma plataforma com o mesmo nome, para gestão de finanças pessoais.   

“Há um enorme potencial na combinação de dados dos utilizadores com informação sobre compras e nós queremos colocar o poder dos dados nas mãos dos nossos clientes”, justifica Sasan Goodarzi, CEO da Intuit. 

Em 2020, a Mailchimp teve receitas de 800 milhões de dólares, metade das quais realizadas fora dos Estados Unidos, num crescimento de 20% face ao ano anterior.