Em 2003, no conjunto das empresas em Portugal com dez e mais trabalhadores, cerca de 82 por cento utilizavam computador, 70 por cento dispunham de ligação à Internet e 26 por cento possuíam site próprio, revela o Inquérito à Utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas, realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em colaboração com a Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC).



Os níveis mais elevados de utilização de computador, de Internet e de posse de site próprio pertencem, segundo o resultado do inquérito do INE, às grandes empresas - com 250 e mais trabalhadores -, valores respectivamente nos 100, 98 e 69 por cento.



O mesmo inquérito revela que as compras electrónicas foram realizadas por aproximadamente 12 por cento das empresas com dez e mais trabalhadores, enquanto aproximadamente três por cento efectuaram vendas através do mesmo meio. As compras electrónicas também se revelaram mais comuns nas grandes empresas, tendo esta prática sido efectuada por 28 por cento destas empresas.



O modo de ligação à Internet mais frequente entre as empresas com dez e mais trabalhadores continua a ser o modem analógico, utilizado por mais de metade daquelas (54%). O acesso por banda larga através de xDSL é a opção para cerca de 32 por cento das empresas, enquanto a ligação por RDIS se situa em terceiro lugar no ranking do tipo de ligação, com 12 por cento.



Notícias Relacionadas:

2003-11-07 - Oitenta por cento das empresas espanholas com ligação à Internet em 2002

2003-05-28 - Número de empresas que usa banda larga cresce 43%