A Siemens inaugura esta quarta-feira um centro de cibersegurança industrial em Lisboa, unidade que eleva para 23 os centros de competências que a empresa tem no país.
O Industrial Cyber Security Operation Center, ou Centro Operacional de Cibersegurança Industrial, em português, está especificamente direcionado para proteger instalações industriais, existindo penas mais dois centros idênticos a nível mundial: um em Munique, na Alemanha, e outro em Ohio, nos EUA.
Os especialistas de segurança industrial da Siemens, destacados nestes centros, têm por missão monitorizar instalações industriais em todo o mundo relativamente a ameaças cibernéticas, alertam as empresas em caso de incidentes de segurança e coordenam contramedidas proactivas, explica a Siemens em comunicado.
De acordo com a empresa, Portugal foi escolhido para alojar este centro “por ter uma vasta oferta de especialistas com competências ímpares na área das Tecnologias de Informação” e por “disponibilizar uma pool de jovens talentos com uma educação e uma formação de elevada qualidade”. O ambiente empreendedor e dinâmico que caracteriza a Siemens em Portugal também contribuiu para a escolha.
A Siemens faz parte do Comité Estratégico da Iniciativa Indústria 4.0, criada recentemente pelo Governo, e o lançamento do centro é uma das respostas da Siemens a este desafio.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários