A Siemens inaugura esta quarta-feira um centro de cibersegurança industrial em Lisboa, unidade que eleva para 23 os centros de competências que a empresa tem no país.

O Industrial Cyber Security Operation Center, ou Centro Operacional de Cibersegurança Industrial, em português, está especificamente direcionado para proteger instalações industriais, existindo penas mais dois centros idênticos a nível mundial: um em Munique, na Alemanha, e outro em Ohio, nos EUA.

Os especialistas de segurança industrial da Siemens, destacados nestes centros, têm por missão monitorizar instalações industriais em todo o mundo relativamente a ameaças cibernéticas, alertam as empresas em caso de incidentes de segurança e coordenam contramedidas proactivas, explica a Siemens em comunicado.

De acordo com a empresa, Portugal foi escolhido para alojar este centro “por ter uma vasta oferta de especialistas com competências ímpares na área das Tecnologias de Informação” e por “disponibilizar uma pool de jovens talentos com uma educação e uma formação de elevada qualidade”. O ambiente empreendedor e dinâmico que caracteriza a Siemens em Portugal também contribuiu para a escolha.

A Siemens faz parte do Comité Estratégico da Iniciativa Indústria 4.0, criada recentemente pelo Governo, e o lançamento do centro é uma das respostas da Siemens a este desafio.