O executivo liderado por António Costa, que terá Maria Manuel Leitão Marques à frente do ministério da modernização administrativa, quer estender o Simplex a toda a Administração Pública e levar a lógica dos balcões únicos a novas áreas. Da administração central, ao sector público local, passando pelo regional, pode ler-se no programa do novo Governo.  

Entre os exemplos concretizados no programa, destaque para o balcão único do emprego, com serviços integrados para quem anda à procura de emprego, de formação ou para quem vai trabalhar para fora do país, por exemplo.

A mesma lógica será para aplicar aos processos de registo predial e de cadastro, informações de reporte das empresas e transações e procedimentos relativos à carta de condução, ao abate e registo de veículos ou ao pagamento de impostos ou de multas.   

O Governo do PS também quer tirar mais partido das tecnologias que usamos no dia-a-dia para aproximar cidadão e administração pública. Aqui prevê lançar serviços de alertas automáticos por SMS ou email, para ajudar o cidadão a não deixar expirar os prazos de validade dos documentos ou de cumprimento de obrigações.

A tecnologia também será um recurso usado para criar e disponibilizar simuladores que ajudem cidadãos e empresas a calcular valores de taxas ou de rendimentos. Uma das ideias é criar um simulador Pensão a Par e Passo, para calcular o valor da pensão no futuro, tendo em conta a legislação em vigor neste momento.

O Simplex foi um conceito introduzido por um executivo do Partido Socialista na primeira legislatura de José Sócrates. Maria Manuel Leitão Marques foi nessa altura quem ficou com a coordenação do programa, que teve várias versões. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.