Comprar um smartphone 5G atualmente não é possível para todas as carteiras. O modelo Huawei Mate 20X 5G, por exemplo, disponível em Portugal desde 3 de agosto, está à venda por um valor que ronda os 1.100 euros. Mas esta realidade pode mudar brevemente à medida que modelos com um custo mais reduzido começarem a surgir.

De acordo com a notícia do site MyDrivers, que cita alguns órgãos de comunicação social chineses, a Huawei pode ter fechado um acordo para ajudar a lançar um modelo 5G com preços competitivos em 2020. De acordo com a imprensa chinesa, a fabricante vai adquirir o chip 5G SoC da MediaTek anunciado em maio, que deverá impulsionar um smartphone 5G da marca com um valor mais baixo.

A Huawei já desenvolveu o seu próprio modem 5G, designado por Balong 5000 e incorporado no Mate 20X 5G, mas parece que não é uma solução. O SoC 5G da MediaTek combina o Cortex-A77 CPU com o modem A70 e foi projetado para levar o 5G a smartphones mais acessíveis.

SoC 5G

A confirmar-se, a decisão permite que a fabricante chinesa evite a proibição atual da lista de entidades que estão impedidas de comprar produtos aos Estados Unidos. A MediaTek trabalha com a TSMC, em Taiwan para desenvolver chips e, segundo a notícia divulgada, o CEO da MediaTek já se reuniu com a empresa tailandesa para confirmar que pode dar resposta ao número de pedidos de chips 5G SoC.

Quando a MediaTek anunciou o 5G SoC afirmou também que as amostras dos chips iam começar a ser distribuídas no terceiro trimestre de 2019, estando disponível no primeiro trimestre de 2020. Agora resta aguardar para saber os valores concretos dos modelos que vão incorporar este chip.