Comprar um smartphone 5G atualmente não é possível para todas as carteiras. O modelo Huawei Mate 20X 5G, por exemplo, disponível em Portugal desde 3 de agosto, está à venda por um valor que ronda os 1.100 euros. Mas esta realidade pode mudar brevemente à medida que modelos com um custo mais reduzido começarem a surgir.

De acordo com a notícia do site MyDrivers, que cita alguns órgãos de comunicação social chineses, a Huawei pode ter fechado um acordo para ajudar a lançar um modelo 5G com preços competitivos em 2020. De acordo com a imprensa chinesa, a fabricante vai adquirir o chip 5G SoC da MediaTek anunciado em maio, que deverá impulsionar um smartphone 5G da marca com um valor mais baixo.

A Huawei já desenvolveu o seu próprio modem 5G, designado por Balong 5000 e incorporado no Mate 20X 5G, mas parece que não é uma solução. O SoC 5G da MediaTek combina o Cortex-A77 CPU com o modem A70 e foi projetado para levar o 5G a smartphones mais acessíveis.

SoC 5G

A confirmar-se, a decisão permite que a fabricante chinesa evite a proibição atual da lista de entidades que estão impedidas de comprar produtos aos Estados Unidos. A MediaTek trabalha com a TSMC, em Taiwan para desenvolver chips e, segundo a notícia divulgada, o CEO da MediaTek já se reuniu com a empresa tailandesa para confirmar que pode dar resposta ao número de pedidos de chips 5G SoC.

Quando a MediaTek anunciou o 5G SoC afirmou também que as amostras dos chips iam começar a ser distribuídas no terceiro trimestre de 2019, estando disponível no primeiro trimestre de 2020. Agora resta aguardar para saber os valores concretos dos modelos que vão incorporar este chip.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.