Segundo dados da Counterpoint para as vendas de smartphones nos Estados Unidos, o iPhone 12 mini representou apenas 5% do total, para o período correspondente à primeira metade do mês de janeiro de 2021. A falta de interesse no modelo é um espelho nas mudanças do consumo, numa falta de interesse em equipamentos com ecrãs reduzidos. O consumo de vídeo disponível nas plataformas de streaming como o Netflix e Disney +, ou mesmo os conteúdos das redes sociais como o Instagram e TikTok incentivaram ao uso de equipamentos maiores.

Um estudo recente da AnTuTu, focado nos smartphones Android, dá conta dessa mesma tendência, no que diz respeito ao tamanho do ecrã. Ao longo de 2020 os utilizadores de smartphones com ecrãs de 6,5 polegadas aumentou e no último trimestre do ano correspondia a 16,7% do total. E no segundo lugar das preferências foi listado um ecrã maior, de 6,7 polegadas para 13,9% das preferências, e com um aumento maior ao trimestre anterior em 6,8%.

Esta estatística da Counterpoint bate certo com as previsões dos analistas do banco de investimento JP Morgan para 2021. Embora tracem uma previsão em alta na produção de iPhones, face ao novo novo recorde de receitas da Apple de cerca de 11,4 mil milhões de dólares no seu último trimestre, fechado a 26 de dezembro, o modelo iPhone 12 mini teve pouca procura e poderá ser descontinuado durante o segundo trimestre de 2021.

Segundo a Reuters, o analista da Counterpoint, Tom Kang, destaca que a nível do mercado global, os smartphones com ecrãs com dimensões inferiores a 6 polegadas correspondem a cerca de 10% de toda a quota.

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(C) Counterpoint

Ainda baseado nas estatísticas da AnTuTu, a resolução de 1080x2340 continua a ser a mais popular, embora a de 1080×2400 tenha apresentado um crescimento de 13,3%, passando a perfazer 26,2% dos registos na plataforma. De acordo com a AnTuTu, a resolução dos ecrãs ainda está longe dos 2K e as fabricantes parecem estar mais concentradas em melhorar as taxas de atualização.