De acordo com o mais recente estudo da Canalys, as vendas de smartphones, como o 3650 da Nokia e o P800 da Sony Ericsson, têm sido responsáveis pela maior parte do crescimento do mercado de aparelhos de comunicação móvel na zona Europa, Médio Oriente e África (EMEA), segundo dados do primeiro trimestre de 2003. Outras das conclusões do relatório foi que, depois de vendas pouco animadoras nos últimos dois anos, as vendas deste tipo de equipamentos começam finalmente a apresentar sinais positivos.



No segmento de equipamentos centrados na voz (voice centric), que inclui smartphones e feature phones, a Nokia é líder com uma quota de mercado de 78 por cento, seguida da Sony Ericson com 15 por cento e da Orange com 5 por cento do mercado. As vendas sustentadas dos dois fabricantes de smartphones fez deste o primeiro trimestre em que mais de um milhão de aparelhos equipados com sistema operativo Symbian foram vendidos na EMEA.



No que diz respeito a aparelhos centrados em dados (data-centric), onde a Canalys inclui os PDAs com e sem comunicação wireless, a Palm foi a empresa com melhores resultados, detendo 34 por cento do mercado - idêntica percentagem ao trimestre anterior - e aumentando as suas vendas em 45 por cento. No segundo posto surge a HP, com 25 por cento de quota de mercado e com um crescimento de apenas 2 por cento em relação ao mesmo período do ano transacto.



Outra das empresas a registar números de vendas positivos foi a Sony, que, graças a uma política muito orientada para os desejos dos consumidores em termos de multimédia neste tipo de aparelhos, cresceu 64 por cento em relação ao primeiro trimestre de 2002, sendo este o seu segundo melhor trimestre de sempre na EMEA.



O analista sénior da Canalys, Chris Jones, afirmou em comunicado que "as vendas de telefones high-end estão a crescer de acordo com as nossas previsões. Enquanto as câmaras são ainda a principal atracção para muitos, os utilizadores irão progressivamente tirar partido de outros serviços de dados". E para o futuro deste mercado Chris Jones prognostica que "o desafio para o mercado de comunicações móveis como um todo é estender as funcionalidades destes aparelhos para lá das aplicações tradicionais dos telemóveis e PDAs".



Notícias Relacionadas:

2003-02-21 - Vendas de telemóveis crescem 8% até 2005 incentivadas pela procura de modelos "a cores"

2002-11-28 - Vendas de telemóveis recuperam no terceiro trimestre de 2002