Os dados da GfK Portugal são relativos ao primeiro trimestre de 2018, concluindo que os portugueses estão a investir em smartphones de maior dimensão e mais caros. Este registo de crescimento está em linha com os valores apresentados no ano passado que ditavam a tendência de consumo de dispositivos com ecrãs maiores – e com uma aposta clara dos fabricantes para 2018, como foi possível testemunhar na recente Mobile World Congress, realizada em fevereiro em Barcelona.

Segundo o estudo, nos primeiros três meses do ano houve um crescimento do preço médio dos equipamentos em 16%, face ao período do ano passado. Somando a preferência dos portugueses por smartphones de topo, juntamente com equipamentos wearables, a categoria das telecomunicações registou um aumento de 19,8% em relação ao período homólogo do ano passado. Esse crescimento é sobretudo suportado pela venda dos smartwatches, como sugeriu o recente estudo da IDC.

Votação TEK: Portugueses não pensam trocar de smartphone tão cedo
Votação TEK: Portugueses não pensam trocar de smartphone tão cedo
Ver artigo

Há ainda um crescimento na aquisição de bens tecnológicos de consumo, alcançando os 8,7% no primeiro trimestre do ano, para uma faturação de 664 milhões de euros.

Impulsionados pelo bom crescimento do mercado imobiliário, os portugueses investiram em eletrodomésticos, registando um aumento de 9,2% na categoria “Grande”, liderados pelos equipamentos encastráveis, assim como os secadores de roupa. Já os pequenos eletrodomésticos, registam 8,3% de aumento, alavancados pelos aspiradores, seguidos pelos dispositivos de cuidados pessoais, tais como máquinas de manutenção dental e secadores de cabelo.

Houve, no entanto, um ligeiro decréscimo da Eletrónica de Consumo que registou -0,5%, ainda que nesta categoria se encontrem os televisores com um crescimento positivo, assim como as Sound Bars. Também na categoria de Fotografia houve um decréscimo de -5,7% e nas Tecnologias de Informação de -0,9%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.