A Sony tem um novo presidente e CEO. Kazuo Hirai vai desempenhar os cargos a partir de 1 abril, substituindo Howard Stringer, que irá assumir a função de presidente do Conselho de Administração, em junho, anunciou a fabricante.

A notícia é avançada no mesmo dia em que a Sony revelou que iria terminar o ano com prejuízos acima do esperado: 2,9 mil milhões de dólares. Este será o quarto ano consecutivo "no vermelho" para a empresa, realçam os analistas.

A valorização do iene e as cheias na Tailândia, que prejudicaram a cadeia de abastecimento da empresa, refletiram-se nos resultados do último trimestre de 2011, com a companhia a apresentar prejuízos de 2,1 mil milhões, fazendo com que revisse em baixa as previsões para o final do ano fiscal, que termina em março.

Os resultados no trimestre refletem também uma quebra de 17% nas vendas, que caíram para os 1,82 biliões de ienes, detalhou a empresa.

Os números apresentados e a procura de um reposicionamento no mercado levaram a empresa, que já no fim de 2011 tinha anunciado mudanças como o fim da joint-venture com a Samsung para a área de LCDs, a fazer alterações na chefia.

Kazuo Hirai é um colaborador de longa data da Sony. O executivo de 51 anos foi, por exemplo, responsável pela revitalização da divisão de jogos da PlayStation através de implacáveis cortes de custos e já avisou que não hesitará em desinvestir em áreas que não se revelem competitivas, relata a imprensa internacional.

"O caminho que temos de traçar é claro: alavancar o crescimento dos nossos negócios de eletrónica - inicialmente imagem digital, smart mobile e jogos; dar uma volta ao negócio da televisão, e acelerar a inovação que nos permite criar novos domínios de negócio", adiantou o novo CEO, citado no comunicado à imprensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes