A Olympus e a Sony são duas empresas com nome no segmento da fotografia. Mas o que talvez muitas pessoas não sabem é que as empresas nem sempre são "apenas rivais", sendo antes parceiras estratégicas.

E a parceria entre as duas tecnológicas diminuiu um pouco. A Sony decidiu vender parte da participação que tinha na Olympus à JP Morgan, encaixando perto de 632 milhões de dólares com a venda.

A tecnológica liderada por Kaz Hirai continua a deter uma quota da Olympus, cerca de 5%, mas a ligação será mantida sobretudo ao nível das tecnologias de imagem da área da saúde.

Este é mais um movimento estratégico da Sony tendo em vista a recuperação financeira da empresa. Por exemplo, a divisão de computadores Vaio também já foi vendida, assim como a sede da empresa nos EUA por um valor próximo aos mil milhões de dólares.

Relativamente ao encaixe agora feito, um porta-voz da Sony apenas disse que há planos para "usar os fundos no fortalecimento da base financeira e para investimentos de crescimento", como publica a Bloomberg.

Não tardará no entanto que a Sony se veja "obrigada" a esclarecer um pouco melhor qual o destino concreto do dinheiro - se para liquidar possíveis dívidas ou se será aplicado em novas categorias de produtos ou tecnologias.

Para já a Sony quer continuar a promover a PlayStation 4 como o grande motor dos seus resultados, sendo que em 2016 a empresa entra oficialmente no segmento da realidade virtual com o Project Morpheus.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico