No final de 2022 a SPC tinha já traçado metas de crescimento ambiciosas para 2023,  e a expectativa concretizou-se. Desde 2013 em Portugal, a SPC cresceu 35% no ano passado, passando de 5 milhões de euros de faturação para 7 milhões.

Manuel Ferreira, country manager em Portugal, adiantou ao SAPO TEK que a empresa tem beneficiado dos desenvolvimentos de inovação no portfólio, sempre focados nas necessidades dos utilizadores, fazendo a ligação com o que importa.

A SPC é líder na categoria de telemóveis, também conhecidos como feature phones, e o responsável pelo negócio adianta que a quota de mercado anda nos 30/35%, e que 1 em cada 3 equipamentos nesta categoria são da SPC. A posição é semelhante à que tem em Espanha, com a empresa a alargar o negócio também a França, onde consolidou presença no ano passado.

Também nos tablets a marca tem crescido em vendas, com uma quota de mercado de mais de 10% em unidades vendidas e consolidando a 4ª posição nesta área no final de 2023. Nos wearables há dois produtos da marca no top 10 das mais vendidas, com a nova geração de smartwatches, refere Manuel Ferreira.

A SPC apostou também nos smartphones com funcionalidades pensadas para o mercado sénior e tem vindo a desenvolver esta área, tendo crescido bastante em 2023, especialmente com a nova série lançada em agosto de 2023, que vai ser agora renovada no 2º trimestre com a gama Discovery. Nos últimos meses a empresa alargou a gama de produtos com ventiladores e termostatos IoT, purificadores e o seu novo SMART MONITOR, o primeiro monitor inteligente Android com função smart tv.

O country manager da SPC em Portugal adiantou ao SAPO TEK que a área de smartphones está com boas perspetivas de crescimento, mas que também no áudio e nos smartwatches há espaço para aumentar a presença da marca.

Para o Manuel Ferreira, a SPC tem conseguido ganhar confiança no mercado português e é bem vinda uma alternativa às grandes marcas que têm dominado o sector. "Algumas áreas estão controladas por duas ou três marcas, o que não é saudável para o mercado, e a entrada de um parceiro com uma perspetiva diferente, numa empresa europeia, é bem vinda, o mercado gosta e agradece", sublinha, dizendo que as propostas são bem recebidas no mercado.

Nos próximos meses está já definido um calendário de lançamento de novos produtos e a SPC promete também novidades no MWC24, que decorre de 26 a 29 de fevereiro em Barcelona, Espanha.