Os recentes investimentos na vertente de negócios multimédia no Sporting Clube de Portugal, no Sport Lisboa e Benfica e no Futebol Clube do Porto, efectuados pelo grupo Sportinveste - propriedade da PT Multimédia e da Olivedesporto - na área dos conteúdos digitais vem alargar a actividade desta sociedade em termos de eventos desportivos.

Segundo comunicados publicado no site da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "o período de cedência da totalidade dos direitos de exploração de 25 por cento da Sporting.Com - Empresa de Comunicação, uma participada da Sporting SAD e do Sporting Clube Portugal é de trinta anos renováveis pelo período de dez anos". O preço acordado nesta transacção que admite a utilização de todos os meios multimédia susceptíveis de transmissão através de comércio online foi de 625 mil contos ou 3,1 milhões de euros.



Quanto aos lucros o Sporting SGPS "terá direito a receber uma quantia global equivalente a 76,5 por cento das receitas futuras da sociedade que vier a explorar os direitos multimédia referidos". Apesar deste novo passo no campo dos conteúdos digitais, o site oficial do Sporting continua ainda inactivo.



No caso da SAD do Futebol Clube do Porto e da sua participada F.C.PortoMultimédia - Edições Multimédia, a Sportinveste Multimédia deterá também 25 por cento da sua participação social, pelo prazo de 30 anos, assim como todos os direitos susceptíveis de comércio online. O encaixe financeiro desta parceria foi de 500 mil contos ou 2,4 milhões de euros.

A propósito deste contrato, o FC Porto lançou igualmente o seu site oficial com conteúdos renovados, como informações sobre a agenda competitiva, modalidades do clube, comunicados sobre atletas, apresentações multimédia sobre o futuro Estádio das Antas, notícias actualizadas, entre outras aplicações comerciais, que visam aproximar cada vez mais os associados do clube, agora cada vez mais interactivo. É ainda possível efectuar compras dos produtos da Loja Azul (sedeada no site), de bilhetes e serviços diversos, através da Internet.


Também a Benfica SAD e a Sportinveste Multimédia acordaram, no passado dia 26 de Novembro, a criação de um protocolo que tem por objectivo a exploração dos negócios da Benfica Multimédia, que tal como as empresas congéneres dos outros clubes, abrange todo o leque de conteúdos multimédia relacionados com o Benfica.

A Sportinvest Multimedia será detentora de 49 por cento do capital social da Benfica Multimedia, tornando-se no seu único parceiro estratégico. Manuel Vilarinho, presidente do Sport Lisboa e Benfica, esclareceu em entrevista publicado no site oficial, que este acordo servirá ainda redimir o conflito sobre direitos de transmissão televisivos e resolver "os créditos que a Olivedesportos (co-proprietária da Sportinvest) possui sobre o Benfica, que se ultrapassarem a percentagem que já está calculada para a Multimédia, aquela empresa ficará também parceira do Benfica SGPS", concluiu aquele responsável.

D.M.



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