A Sprint e a Nextel vão fundir as suas operações dando origem ao terceiro maior operador móvel do mercado americano. Em conjunto as duas contam com uma base de 35 milhões de clientes, que potencialmente poderão aumentar até aos 256 milhões, tendo em conta as áreas de cobertura conjuntas. O negócio carece ainda de aprovação regulatória que deverá ser obtida nos primeiros seis meses do próximo ano.



A nova companhia deverá chamar-se Sprint Nextel e vale cerca de 70 mil milhões de dólares, de acordo com as empresas que se preparam para competir com gigantes como a Verizon e Cingular que recentemente realizou também uma operação de fusão com a AT&T Wireless Services.



Nos termos do acordo assinado entre os dois CEOs, a Sprint irá proceder à separação do seu negócio de telefonia local, que passará a ser gerido através de uma companhia autónoma. Esta autonomização implicará a transferência de 22 mil trabalhadores para a nova companhia.



Com a aquisição são esperados despedimentos embora as empresas não avancem para já um número. Sabe-se apenas que o processo de integração irá eliminar áreas de duplicação e que um número considerável de funcionários poderão ter de mudar de Estado. As empresas vão manter as respectivas sedes na Virgínia e no Kansas, mas uma passará a albergar toda a parte operacional e outra a executiva.



Numa conferência de imprensa conjunta os responsáveis das duas empresas garantiram que manterão uma estratégia agressiva na área do push-to-talk, tecnologia que ambas suportam através de redes próprias, assim como na área da Internet e serviços de dados onde a Sprint é mais forte, cita a PC World.



Notícias Relacionadas:

2003-07-22 - Sprint PCS e AT&T Wireless preparam acordo sobre partilha de redes Wi-Fi

2001-05-18 - France Telecom e Deutsche Telekom vendem participações na Sprint

2000-07-13 - Sprint e WorldCom cancelam oficialmente fusão