Top hubs de startups europeus
créditos: Financial Times

Portugal consegue a sexta melhor posição no ranking dos principais hubs europeus de startups publicado pelo Financial Times esta quinta-feira e apurado pela empresa de estudos de mercado Statista.

A mesma pesquisa elege as 125 melhores incubadoras ou aceleradoras de apoio às startups em 21 países europeus e coloca seis projetos portugueses na lista, com a Startup Braga em maior destaque. A incubadora surge na 6ª posição.

Quatro lugares mais abaixo, na 10ª posição, está a Fábrica de Unicórnios de Lisboa, gerida pela Startup Lisboa. As duas melhores incubadoras portuguesas, segundo esta lista, foram dinamizadas pelas respetivas autarquias. No caso da Fábrica de Unicórnios, ainda esta semana foram atualizadas as contas ao impacto das iniciativas realizadas. Só o programa Scaling Up já apoiou 32 empresas, metade internacionais.

Da mesma lista deste Europe’s Leading Start-Up Hubs 2024 fazem também parte a Casa do Impacto, o hub de inovação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Building Global Innovators, o Instituto Pedro Nunes e a Beta-i.

O país com mais hubs distinguidos nesta análise para o Financial Times é o Reino Unido, com 24 referências. Portugal e Itália empatam com seis hubs distinguidos cada um, mas a liderança do ranking é da Alemanha, com um hub de inovação da Universidade Técnica de Munique, o UnternehmerTUM. Espanha é o terceiro país com mais hubs considerados, são 15.

Outros dados divulgados pelo FT neste especial revelam que, até 2021, 98 cidades europeias viram nascer pelo menos um unicórnio, um dos números destacados para mostrar que o ecossistema europeu de startups tem crescido e multiplicado, em número de empresas e em capacidade de financiamento, um dos maiores “calcanhares de aquiles” da região, em comparação com os Estados Unidos. Exatamente por isso, muitas empresas europeias escolhem os EUA para fixar os seus projetos, com acontece com quase todos os unicórnios de origem portuguesa.

Os dados desta nova pesquisa foram apurados com base em entrevistas a 2.600 alumni e considerando mais de 2.000 organizações.