O volume de negócios relativo ao ano passado foi de 42,2 milhões de euros (8,4 milhões de contos) para a subsidiária nacional da Sun Microsystems, resultado que se deve à desaceleração do investimento de um modo geral e que, de acordo com o comunicado da empresa, se reflectiu não só na própria como também no canal de revenda. Segundo Josmar Ribeiro, director geral da Sun Portugal, trata-se de um crescimento sustentado após um ano complicado – com resultados financeiros abaixo das expectativas e despedimentos de funcionários – para a empresa em todo o mundo.



Para justificar o desempenho do fabricante este responsável salienta dois factores: primeiro a redução do investimento em tecnologias de informação tanto no sector privado como no público e, em segundo, o projecto de criação do cluster Sun Ibérica que teve início em Julho de 2001 e no qual a empresa está a apostar fortemente. Actualmente com 48 funcionários, a Sun investiu, não na contratação de novos quadros, mas no canal de distribuição através do recrutamento de novos parceiros onde se incluem a IT Log, a Amdahl, a Compta, a Digitalis, a Electronic Data Systems, a Siemens IT, a Cesce, e a Compuquali.



Desta forma, dos 42,2 milhões de euros nas vendas indirectas e directas obtidos pela Sun Microsystems Portugal, 35,6 milhões de euros são provenientes da comercialização de sistemas – servidores alta, média e baixa de gama, software e sistemas de armazenamento em massa –, e 6,6 milhões de euros de serviços. De salientar, que os produtos iPlanet são ainda contabilizados separadamente devido aos termos do acordo com a AOL/Time Warner.



Quanto aos projectos mais relevantes de 2001 a Sun destaca a adjudicação à Sun da infra-estrutura de desenvolvimento e de produção dos sistemas de comunicação móvel de 3G da OniWay.



Para este ano a empresa apresenta uma estratégia alicerçada em três factores, a satisfação de clientes e parceiros, introdução em novos mercados dos produtos Sun e o objectivo de ultrapassar a quota de mercado da concorrência.



Notícias Relacionadas:

2002-02-26 - Sun poderá passar a cobrar pelas versões Linux e Windows do StarOffice

2001-12-17 - Download de StarOffice 6.0 Beta só até 31 de Dezembro

2001-12-13 - Sun alarga Sun One aos serviços financeiros e da banca

2001-11-29 - Sun explica a sua estratégia de serviços para a Web em conferência

2001-10-08 - Sun despede 3.900 funcionários e diminui previsões de resultados

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.