O Surface Pro de 128GB esgotou nos EUA, na loja online e nos retalhistas físicos, nos dias que se seguiram à comercialização do tablet a 9 de fevereiro. Mas o dispositivo móvel da Microsoft pode estar longe de ser um sucesso de vendas e pode afinal ser uma arma estratégica usada pela empresa de Redmond para promover a versão com mais armazenamento do Surface.

Um esgotamento tão rápido pode afinal estar associado ao facto de a Microsoft ter expedido e disponibilizado poucas unidades para venda. A especulação é levantada por vários meios de comunicação, incluindo o Washigton Post. O jornal norte-americano refere mesmo que apenas algumas unidades foram distribuídas pelas lojas físicas o que fez com que o stock do dispositivo rapidamente deixasse de existir.

A situação está longe de ser original. Um dia após o lançamento do Surface RT em outubro de 2012, as várias versões do tablet também esgotaram rapidamente. Mais um sucesso de vendas? Na verdade não.

Sabe-se agora que as versões mais básicas do tablet podem ter vendido menos de um milhão de unidades. Certo é que a Microsoft continua sem revelar números sobre as vendas dos Surface, quando por exemplo, já divulgou que o Windows 8 vendeu mais de 60 milhões de unidades.

O Surface RT, que tem diferenças consideráveis relativamente aos modelos Pro, fica disponível para compra em Portugal na quinta-feira, 14 de fevereiro.

O Nexus 4 da Google e da LG passou recentemente por uma situação semelhante mas as duas empresas já vieram a público admitir que o modelo esteve esgotado durante semanas porque houve problemas nas empresas fornecedoras de componentes do smartphone.

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